Aloe vera para gatos: usos e benefícios

Existem muitas plantas tóxicas para os felinos e muitos deles gostam de explorar e comer algumas delas. O aloe vera pode ser tóxica, mas ao mesmo tempo traz muitos benefícios se você aprender a usá-lo.
Aloe vera para gatos: usos e benefícios

Última atualização: 19 Agosto, 2021

Alguns gatos adoram comer plantas caseiras, e o aloe vera faz parte desse grupo. Esse vegetal não é tóxico para os humanos. Mas será que o uso de aloe vera é adequado para gatos?

É muito comum encontrar essa planta em muitas residências, graças aos benefícios que ela traz à saúde. Tanto seu suco quanto sua polpa são utilizados para as mais diversas condições, mas quando se trata de usar aloe vera para gatos, é importante ter cuidado e saber aplicar essa planta.

O aloe vera é tóxico para os gatos?

Especialistas afirmam que essa planta é tóxica para os gatos, assim como muitas outras. Portanto, deve ser mantida afastada deles e ser borrifada com vinagre para que não os atraia. Se os gatos consumirem uma planta de aloe vera diretamente, eles podem vomitar, ficar letárgicos ou ter diarreia.

No entanto, a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA) afirma que o gel de aloe vera é comestível. Contudo, a seiva ou látex amarelado da planta, ou seja, a parte que pode ter efeito laxante e tóxico deve ser previamente removida.

Inclusive, é possível afirmar que o gel de aloe vera é essencial em um kit de primeiros socorros. Trata-se de um produto perfeito para tratar dermatites ou irritações cutâneas antes de levar o animal ao veterinário, segundo a AMVAC. Além disso, suas propriedades restauradoras também auxiliam na cicatrização de feridas ou queimaduras.

Em qualquer caso, recomenda-se que um profissional autorize o seu uso. Também é imprescindível garantir que o gato não lamberá o gel, pois em grandes quantidades pode causar mal-estar estomacal, cólicas e dores intensas, assim como muitas outras substâncias. Se você for aplicar essa pomada em seu animal de estimação, certifique-se de que ele seja impedido de acessar a área com a boca.

 

Pedaço de aloe vera cortado.

Contraindicações da ingestão de aloe vera para gatos

O látex que deve ser removido é um conhecido purgante que esvazia o estômago e causa diarreia, afirmam os especialistas nessa planta. Gatos que comem muito aloe vera puro, sem a remoção do látex, tendem a vomitar e defecar mais do que o normal. Os casos de diarreia podem ser graves e causar tamanha desidratação que o gato precisará receber líquidos por via intravenosa.

Portanto, se você descobrir que seu gato comeu uma folha de aloe vera, mesmo que seja um pedaço pequeno, espere e verifique se ocorrerá a diarreia. Se notar que é um caso grave e os sintomas do animal não melhoram por um tempo, é hora de procurar o veterinário.

Benefícios do gel

A polpa dentro das folhas de aloe vera contém nutrientes importantes e vitais, que podem ser usados para aliviar doenças e condições crônicas. Os elementos mais importantes do aloe vera são as vitaminas antioxidantes C e E e o betacaroteno.

O aloe vera é uma das poucas plantas que contém vitamina B12. Além disso, o gel fornece 20 dos 22 aminoácidos de que o corpo precisa para se manter saudável. Quer seja consumida por um humano ou animal, essa planta melhora a absorção de nutrientes e pode promover uma digestão saudável.

Usos para pele do gato

O gel pode ser usado tanto interna quanto externamente, de forma tópica ou por ingestão. Porém, se você deseja evitar o efeito laxante e outras complicações, é melhor não recorrer à administração interna.

Externamente, esse vegetal é utilizado como aplicação tópica, mas sempre extraindo previamente o látex amarelo, caso contrário seria tóxico. Após o corte do caule ou nervo central da folha, coloque-o em pedaços em um recipiente com água por 24 horas. Assim, o látex ficará no líquido, separando-se da parte utilizável.

Benefícios para os gatos

Os seres humanos não são os únicos que podem se beneficiar do gel de aloe vera, uma planta que tem benefícios anti-inflamatórios e analgésicos. Por isso, ela pode ajudar gatos com doenças autoimunes, distúrbios gastrointestinais e artrite. Outros benefícios que podem ser citados são os seguintes:

  • Ajuda os gatos que sofrem de infecções de pele, câncer de pele ou alergias, de forma a aliviar os sintomas desse tipo de doenças.

Você também pode encontrar produtos de aloe vera que beneficiam a saúde do pelo e da pele do seu gato, para que fiquem mais limpos e brilhantes. Quando usados para melhorar a pele ou o pelo de um felino, os produtos de aloe vera costumam ser misturados com ácidos graxos ômega-3, ácidos graxos ômega-6, óleos de peixe e fontes marinhas semelhantes.

 

Um gato cheirando aloe vera.

Em conclusão, pode-se dizer que o aloe vera sem látex pode beneficiar a saúde do seu gato e aumentar sua qualidade de vida. O gel é o elixir que confere à planta suas propriedades saudáveis, um excelente produto para a saúde tanto de gatos como de humanos.

Pode interessar a você...
Os gatos podem comer mamão?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Os gatos podem comer mamão?

Para os gatos, o mamão é um alimento tropical que contribui para sua boa saúde. Além disso, também fornece propriedades para seu crescimento.