Benefícios do doga para cães

· março 19, 2019
O combate ao estresse está entre os vários benefícios do doga para cães.

Você já ouviu falar no doga? Caso não, vamos lhe contar tudo o que sabemos sobre ele e quais são seus benefícios para o seu animal de estimação. O que podemos assegurar desde já é que se praticar com seu cão, você vai perceber os benefícios do doga para ambos. Está preparado? Vamos fazer uma aula de doga!

O que é o doga

Você é apaixonado por yoga? Pois agora você pode praticar com seu cachorro! Mesmo que muitas pessoas achem que só os humanos têm estresse, nossos animais também se estressam e precisam de algum tipo de “terapia”, que ajude a diminuir esse incômodo.

O doga é um tipo de disciplina baseada no yoga, que não serve apenas para que o animal se exercite, mas sim para que dono e animal pratiquem juntos. Isso trará benefícios para ambos.

Essa ideia surgiu na Flórida em 2011 graças a Suzi Teitelman. Hoje em dia, o doga é uma prática expandida por todo o mundo.

Cada vez mais pessoas o praticam e conhecem os benefícios do doga. Suzi deu-se conta de que, quando fazia yoga em frente a seu cão, ele relaxava mais facilmente. Um dia, decidiu levá-lo com ela a suas aulas, e o fez participar de forma ativa.

doga para cães

Como é uma aula de doga

O doga é uma excelente forma de relaxamento para nossos cães, e as aulas consistem basicamente em:

  • Massagens e alongamentos. Vamos ter que ajudar nosso cão para que seu corpo se aqueça antes de começar o exercício. Mesmo que exista quem consiga ensinar os animais a imitar seus movimentos, se você não é um desses, não se desespere. Você pode ajudá-lo com suas mãos para que ele fique na postura correta.
  • Respiração. A respiração é fundamental nessa disciplina de relaxamento, e seu cão também deve aprender a respirar.
  • Alongamento. São imprescindíveis depois de cada aula, para que os músculos voltem a seu lugar. Dessa maneira, evita-se as dores e contraturas.
  • Relaxamento. Esse é o ponto final da aula, no qual tanto o dono quanto o animal podem relaxar juntos antes de voltar para casa.
Mulher grávida fazendo yoga com cachorro

Benefícios do doga para cães

Assim como o yoga tem muitos benefícios para as pessoas, o doga também tem para os cães. Estes são alguns:

  • Equilíbrio. O doga é especialmente benéfico para aqueles cachorros que são muito nervosos ou se estressam facilmente. Permite que eles encontrem uma relação harmoniosa entre seu corpo e mente, que lhe permitirá ser um animal equilibrado.
  • Vínculo com o dono. Dizem que o contato aumenta o amor. Compartilhar experiências e brincadeiras fará com que nossa relação com nossos pets sejam ainda mais próximas.
  • Combate condutas destrutivas. Um dos principais motivos pelos quais os cães podem apresentar condutas destrutivas é o tédio ou estresse. O doga permite diminuir esses sentimentos de maneira que o animal permaneça relaxado.
  • Melhor socialização. Por estarem mais tranquilos, será mais fácil para o animal se relacionar com outros cães. Especialmente se ele tinha problemas antes.
  • Melhora as articulações. É claro que, como qualquer tipo de atividade física, o doga também é benéfico ao corpo do animal. Os alongamentos permitem que os músculos e as articulações se exercitem da maneira correta.
  • Melhora a flexibilidade. Esse será um dos muitos benefícios do doga para seu animal de estimação.

Conclusão

Como você viu, uma disciplina de relaxamento, que parecia impossível de ser praticado por nossos pets, está na moda entre eles.

Além disso, traz grandes benefícios para todos. Se você ainda não pensou nisso, planeje ter a experiência de compartilhar esses momentos com seu animal. Você vai ver como não vai se arrepender, e vocês dois serão beneficiados.

  1. Toscano L, Clemente F. Dogs, Cats, and Kids: Integrating Yoga into Elementary Physical Education. Strategies. 2008;