Braco de Bourbonnais

· agosto 15, 2018

O braco de Bourbonnais é outra espécie de braco; sobre a qual queremos falar mais a fundo. Possui características especiais e um comportamento tranquilo. Fique conosco para conhecê-lo!

Conheça o Braco de Bourbonnais

Também conhecido como Braco de Burbônia, esse cão de origem francesa foi, como outros bracos, utilizado como cão de trabalho. Vejamos mais de sua história.

Origem e história do braco de Bourbonnais

Acredita-se, assim como no caso de outros bracos, que essa raça descende dos pointer franceses e surgiu no século 16; segundo diz o resumo da História Natural de Aldovrandri que está na Biblioteca Nacional da França. Desde então, vive nos Pirineus de Ariége.

Concretamente, o braco de Bourbonnais provém dos cruzamentos feitos de cães locais com o braco francêsaté que as raças fossem se diferenciando e que fossem proibidos os processos híbridos.

Como aconteceu com outros bracos; esse também quase se extinguiu após as duas guerras mundiais.

No entanto, na década de 70, alguns criadores, além de querer preservar a raça; quiseram incluir exemplares que não eram bracos e misturá-los com eles.

Além disso, alguns caçadores e criadores conseguiram fazer com que essa raça não se extinguisse; fazendo cruzamentos apenas com os poucos exemplares do braco de Bourbonnais que sobraram no mundo.

Mesmo que, até hoje, nasçam apenas cerca de 100 filhotes por ano; isso parece ser suficiente para preservar a continuidade deste belo animal.

braco de burbonia
Fonte: Fir0002

Características do braco de Bourbonnais

Esse animal tem tamanho de médio a grande e é muito parecido com outros bracos: poderoso e vigoroso; mas leve e muito resistente ao mesmo tempo.

Apesar de seu aspecto forte, é muito elegante em seus movimentos, acentuados pela beleza de seus pelos e pela harmonia das proporções de seu corpo.

Vale ressaltar que algo que o diferencia de outros bracos é o tamanho de suas patas, que são mais curtas. No entanto, são retas e robustas.

Sua cabeça é comprida, com o focinho reto e a trufa de cor chocolate, com as fossas nasais muito abertas. Suas orelhas compridas e finas caem dos dois lados do rosto. Até pouco tempo atrás, seu rabo era cortado (isso atualmente está proibido), mas hoje pode-se apreciá-lo, largo na base e um pouco comprido.

Sua pelagem é curta e grossa e, ao mesmo tempo, macia e brilhante. Suas cores mais comuns são o branco com manchas sulcadas ou bege rajado nestes tons. Curiosamente, admite-se na raça a cor roan, uma mistura de todas as citadas anteriormente.

Temperamento e comportamento do braco de Bourbonnais

Ainda que tenha sido usado principalmente como rastreador, esse animal pode ter várias funções e é adaptável. Por isso, poderá realizar outras tarefas sem nenhum problema. Não foi muito utilizado como animal de companhia, mas seu caráter tranquilo o torna apto para isso. É equilibrado, amável, carinhoso, dócil e muito bom com as crianças e com outros animais de estimação.

Em resumo; trata-se de um cão muito ativo, que não se entendia, não se tornará destrutivo e nem vai latir muito. Também é muito apegado à família, gosta de carinhos e de brincadeiras. Sem dúvida, um animal de estimação ideal.

Saúde e cuidados

Esse, como outros bracos, não precisa de muitos cuidados especiais, pois não há problemas de saúde importantes associados à raça. No entanto, para evitar inconvenientes, o exercício é algo que deve fazer parte de sua rotina.

Na verdade, a falta de exercícios físicos suficientes poderá resultar em estresse, ansiedade e outros problemas que podem alterar o comportamento do animal e sua convivência.

Do mesmo modo, é importante examinar suas orelhas, pois devido a sua forma, é muito fácil que bactérias e carrapatos se alojem nelas. Sobre seu pelo, uma escovação semanal que elimine os restos mortos será suficiente.

Você gostou de saber mais sobre o braco de Bourbonnais? Já está pensando em ter um como animal de estimação? Que ótimo!

Fonte das imagens: Fir0002