Cio das gatas: algumas dicas sobre o período

· maio 25, 2018
Os felinos passam alguns dias nesta situação. As fêmeas marcam seu território através da urina e podem ser tratadas com uma manta quente, um pouco de erva gateira e com mimos. Você também precisa evitar que elas se aproximem de outros animais. A seguir, falaremos sobre o cio das gatas.

Quando os animais estão no cio, eles ficam nervosos, algo que é inevitável. Eles tentam saciar seu desejo sexual de alguma forma. E, quando não conseguem se relacionar com outros animais, tentam fugir de casa. No caso dos felinos é mais complicado, pois possuem mais facilidade para sair. A seguir, daremos algumas dicas sobre o que fazer durante o cio das gatas.

O que fazer durante o cio das gatas

Miados

Uma das primeiras características que lhe ajudarão a notar o cio das gatas é que elas começam a miar desesperadamente. Na verdade, você poderá até pensar que trata-se de alguma doença.

Algo que você pode fazer é comprar um difusor que ajude a diminuir estes sons, podendo também tranquilizar seu animal de estimação.

O cheiro

Quando uma gata está no cio, é possível que ela marque seu território através da urina. Embora isso não aconteça em todos os casos, é muito provável que as gatas o façam.

Claro, este é um novo problema que você terá de enfrentar. A primeira coisa que podemos aconselhar é que você lide com o problema com bom humor e paciência. Pense que serão apenas alguns dias e que isso logo acabará.

Use sprays repelentes onde a gata costuma urinar e logo após ela ter feito. Se ela perceber que “seu trabalho” não tem resultado, talvez não volte a fazê-lo.

Há alguns repelentes que você pode fazer de forma caseira. Durante este período também é importante que a caixa de areia esteja limpa. Sabemos que os gatos são muito higiênicos e durante o cio, as gatas tornam-se ainda mais. Se ela perceber sujeira na caixa de areia, provavelmente continuará urinando fora.

Coloque um cobertor quente

Foi comprovado que um ambiente acolhedor, um calor agradável e um entorno tranquilo podem aliviar muito o estresse causado pelo cio das gatas. Portanto, se você perceber que sua gata está muito nervosa, coloque-a em sua caminha com uma manta elétrica ou bolsa de água quente. Tome cuidado para que a temperatura apenas esquente sem queimar, fazendo com que a gata se acalme.

Cio das gatas: o que fazer?

Erva gateira

A erva gateira parece ser capaz de acalmar os gatos. Elas amam seu odor e a fragrância tranquiliza os felinos. Coloque algumas perto de sua caminha e de sua comida ou em alguns lugares em que a gata passa seu tempo. Você verá que os resultados são muito favoráveis.

Feche a casa

É possível que sua gata esteja acostumada a sair da casa e a entrar quando quiser, mas isto não pode ocorrer durante o cio. Não deixe sua gata sozinha ou sem vigilância se há a mínima brecha pela qual ela possa se esgueirar.

Mesmo se você estiver em casa, feche a porta dos cômodos, caso você precise abrir as janelas. Você sabe como estes animais são esquivos.

Dê alguns mimos

O cio dos gatos não deixa de ser um movimento de hormônios que revoluciona suas emoções. Por essa razão, é normal que sua gata esteja mais dependente e o procure para receber carinhos e mimos. Não recuse quando ela pedir. O carinho fará com que ela se sinta bem e mais tranquila. Além disso, estreitará o vínculo que vocês dois possuem.

Cio das gatas: o que fazer durante?

Não deixe que se aproxime de outros gatos

Se você tem outros gatos em casa, pode haver problemas, pois eles não podem ficar juntos. Você poderá levar seus gatos para casas de amigos ou colocá-los em habitações separadas. Outra questão que você pode considerar é esterilizar a gata para evitar, no futuro, todos estes inconvenientes.