Como evitar o mau hálito nos cachorros

A halitose canina é um problema muito comum. Basta o bichinho abrir a boca para empestar o ambiente com um odor fétido insuportável. Por isso, neste artigo vamos dar alguns conselhos para evitar o mau hálito em cachorros.

Por que o cachorro fica com mau hálito?

Quando o animal tem um odor desagradável na boca, isso provavelmente é causado por um problema de saúde (como, por exemplo, diabetes ou doenças renais), por um problema dentário, ou devido à falta de higiene. Os veterinários indicam que quatro em cada cinco cachorros sofrem doenças dentárias a partir dos 3 anos de idade.

A principal causa do mau hálito dos cachorros é o acúmulo de bactérias que formam uma placa bacteriana. É a mesma coisa que acontece com os seres humanos. Se a placa não for removida, a saliva vai solidificando-a, levando à formação de tártaro. Isso pode provocar gengivite, uma doença em que ocorre a inflamação das gengivas e seu sangramento.

Além disso, quando a gengivite se agrava, ela se torna uma periodontite. Essa doença ocasiona a perda do tecido que mantém os dentes presos às gengivas. O resultado é uma doença muito dolorosa, que leva a infecções e a perda de dentes comuns, dos dentes sisos e dos incisivos.

Quando você perceber um leve odor desagradável na hora em que o animal abre a boca, é sinal de que ainda há tempo de prevenir que ele desenvolva alguma doença grave. No entanto, se apesar dos cuidados e da higiene, o hálito fétido continuar, então, você deve levá-lo ao veterinário para que ele descarte algum problema no fígado, nos rins e no estômago.

Dicas para eliminar o mau hálito nos cachorros

Simplesmente podemos reduzir a halitose canina através da higiene (escovação dos dentes), da alimentação e de hábitos saudáveis.

1. Escovar os dentes periodicamente

A maioria dos bichos de estimação não gosta muito de higiene bucal porque eles sentem dor ou não compreendem que objeto é esse que introduzem na boca dele. No entanto, devemos ter paciência e escovar várias vezes na semana. Nos Pet Shops, vende-se escovas especiais. Ou, se você não encontrar, pode usar uma escova de dentes infantil (que não seja usada, para não transmitir bactérias para o animal).

Além disso, sugerimos que você encontre um enxaguante bucal para cães, já que os usados pelas pessoas contém flúor, um componente tóxico para os animais. A limpeza é muito importante, e o ideal seria ensinar-lhe desde filhote de que se trata de um bom hábito para ele.

Fazer isso como uma brincadeira, e não como um castigo, vai depender do dono. No caso de o animal ficar muito nervoso ou caso ele queira morder você, talvez, seja melhor levá-lo ao veterinário ou a um especialista para que ele escove os seus dentes de uma maneira profunda, uma vez por mês.

2. Ofereça-lhe uma comida seca

A alimentação tem muita relação com o mau hálito dos cachorros. Como depois de comer eles não escovam os dentes, temos que oferecer-lhes alimentos que realizem essa função. A melhor opção é a ração seca. Ela vai polir os dentes e diminuir o odor desagradável na boca do animal. Não se esqueça de deixar-lhe um recipiente cheio d’água para quando terminar de comer. Dessa forma, enquanto ele se hidrata, também enxágua a própria boca.

Outro truque no que se refere à alimentação e à halitose: ofereça-lhe verduras ou frutas que sirvam para limpar os dentes, tais como cenoura ou maçã crua. Essas hortaliças eliminam a placa bacteriana, ao mesmo tempo em que cuidam dos dentes e gengivas. Consulte o seu veterinário, para saber se o seu cachorro pode ingeri-las.

3. Dê-lhe de presente certos brinquedos

Na próxima vez em que ele se comportar direitinho, ofereça-lhe um presente: um mordedor de plástico ou um aperitivo (biscoitinhos, ossos para roer, etc.). Enquanto ele fica mordendo o presente, estará limpando a boca, produzindo saliva e polindo os dentes. Os brinquedos ideais para isso são os fabricados com borracha natural ou com nylon.

Lembre-se de que o mau hálito nos cachorros está relacionado com os hábitos do animal e com os cuidados que ele recebe de seu dono.

Recomendados para você