Como fazer com que seu gato não arranhe os móveis

O gato pode arranhar tanto móveis quanto outras coisas da casa. Essa pode ser a principal razão que leva muitas pessoas a pensar seriamente se querem adotar um bichano. No entanto, existem truques para evitar isso.

Arranhar é algo necessário na vida do gato, faz parte da personalidade deles; vamos ver os motivos.

Por que os gatos arranham?

É um movimento instintivo deles; não uma mera diversão, já que todos os felinos arranham coisas ao redor deles, tanto num habitat natural quanto em casa, se estiverem domesticados.

Fazem isso para expulsar a crosta de tecido morto das unhas e para mantê-las bem cuidadas. Digamos que é sua forma de ir à manicure.

Além disso, é uma maneira de demarcar o território e para marcar esses objetos como forma de comunicação disso. Uma superfície arranhada é algo que outros felinos verão facilmente e se darão conta de que esse lugar já é território de outro.

Arranhar é a forma que ele tem de liberar o estresse e de poder se esticar, mantendo um bom estado das articulações. Então, como fazer para evitar que nosso gato arranhe a casa toda?

Evite que seu gato arranhe tudo

Arranhador

Qualquer gato que não tenha um arranhador arranhará qualquer coisa que encontre em casa. Portanto, o primeiro passo para evitar que seu felino arranhe todos os moveis da casa é comprar um arranhador que seja atraente para ele.

No mercado, você encontrará de muitos tipos, inclusive, com uma pequena casinha para ele poder se esconder. Coloridos, com plataformas, em forma de coluna… há milhares de modelos. Você só deve pensar em qual se adapta às necessidades e ao espaço dele.

Se você observar os móveis que seu gato costuma arranhar, será capaz de saber mais facilmente que tipo de objeto para arranhar seria bom para ele.

Se substituirmos esses móveis por arranhadores parecidos, nosso gato deixará de arranhar a casa. Eles poderiam ter a mesma cor, a textura e, inclusive, formato. Se você observa que ele gosta de arranhar a parte traseira da poltrona, talvez um painel arranhador seja o ideal.

Se, ao contrário, ele procura pelas partes das cadeiras ou da cama, quem sabe um em forma de coluna seria o ideal. Uma boa ideia poderia ser você levar o seu gato à loja em que pretende comprar o arranhador e deixá-lo alguns minutos andando por perto dos arranhadores. Não demorará muito para ele escolher o que gosta. Mas é preciso proibir se ele quiser experimentar mais de um.

Cubra os móveis

Já sabemos que você não pode ficar com todos os móveis da casa cobertos, mas se você perceber que seu gato tem um comportamento obsessivo em arranhar um móvel ou o pé de alguma coisa em particular, você poderá cobri-lo com um pano.

Isso servirá para que o móvel ou objeto se torne menos atraente para o gato, então, ele se acostumará a ir na direção do arranhador dele e, dessa maneira, em pouco tempo, já não arranhará essa área.

Tenha vários arranhadores

Se o seu gato tem apenas um arranhador, é possível que ele se entedie. Você o conhece melhor do que ninguém, mas, às vezes, é recomendável ter vários pequenos em diferentes lugares da casa do que um grande em um só canto dela.

Não o repreenda

Entendemos como é irritante para você, que seu gato arranhe os móveis, mas não o repreenda. Pense que o que ele faz é um ato instintivo, parte de sua personalidade, e não podemos mudar algo inato.

Isso só faria com que o animal tivesse medo de você. Apenas lhe diga não e leve-o para o arranhador. Assim, ele associará que o lugar para arranhar é esse e não os móveis da casa.

Como vê, existem diferentes maneiras de fazer com que o seu gato não arranhe os móveis, mas, por favor, não retire as unhas dele. Isso é cruel e é uma amputação.