Como se dá a convivência com um Agapornis?

Como se dá a convivência com um Agapornis?

Última atualização: 10 setembro, 2017

Os agapornis viraram moda como animais de estimação. Cada vez mais pessoas os têm como pet. Isso pode ser explicado pelo fato de exigirem cuidados simples, assim como por causa de sua personalidade engraçada e agradável. Você gostaria de saber como se dá a convivência com um agapornis?

O que é um agapornis?

É uma ave de coloração parecida com a de um pequeno papagaio. Seu nome tem um belo significado: “inseparáveis”, fruto da união de duas palavras do grego “ágape” (amor ou afeto) e “ornis” (ave).

Isso é porque macho e fêmea passam muito tempo juntos, e, muitas vezes, ajeitam as plumas um do outro ou ficam aconchegados um no outro.

Eles são pequenos, o seu tamanho varia entre 13 e 16 centímetros. Comem frutas, sementes e gemas de ovo, costumando viver entre 10 e 15 anos.

Como se dá a convivência com um agapornis

Um agapornis é muito diferente de um cachorro, em alguns aspectos. Ele não precisa de tantos cuidados, mas sua personalidade, às vezes, pode nos lembrar a de um cão.

Ele virá em sua direção, se você o chamar, gostará de se aconchegar junto a você, de ficar ao seu lado, e ele adora brincar. Possivelmente, ele pode começar de maneira carinhosa a bicar sua cabeça, morder os seus cabelos ou cheirar o seu pescoço.

A convivência com um agapornis é diferente daquela com outros animais de estimação, mas não é por isso que vai ser menos prazerosa. Assim que já se sentir feliz em casa, mesmo se as janelas estiverem abertas, ele não fugirá se você o deixar solto.

Isso demonstra sua lealdade e que é um animal que gosta de fazer parte de uma família.

Ele é um animal ainda pouco conhecido, mas muito bom para ter em casa como animal de estimação. Ele vai ser um animal ideal para crianças, e faz muitas coisas engraçadas que vão fazer os membros da família sorrirem.

Como cuidar de um agapornis

Provavelmente, você tem ou já teve gato ou cachorro. Aprender a cuidar deles pode ser uma tarefa fácil devido à experiência no cuidado do bichinho e à quantidade de informação que você pode encontrar ao acessar a Internet sobre esse tema.

No entanto, um agapornis é diferente, e justo no momento em que começa a ser introduzido como animal de estimação oficial em muitas casas, não existe muita informação sobre como cuidar desse bichinho.

Nós daremos a seguir alguns conselhos de como cuidar dele:

  • Você deve deixá-lo voar livremente. Esses pássaros precisam fazer exercício físico. Para isso, você deverá deixá-lo voar livremente pela casa para que ele se mantenha em forma. Se você tem medo que ele fuja, porque ainda não o conhece muito bem, antes de soltá-lo, feche as portas e janelas. Seja como for, você deve permiti-lo voar todo dia.
  • A alimentação. Esses animaizinhos precisam consumir muitos minerais e vitaminas, e muito pouca gordura. A ingestão de frutas e hortaliças é permitida em sua dieta, mas sem esquecer, claro, de uma ração especial de grãos para eles, que você poderá encontrar em lojas especializadas.
  • O sol. Ele é essencial para todos os pássaros, e também para o agapornis. Eles precisam receber luz direta do sol, sem filtros, quer dizer, você deve colocá-lo próximo da janela ou na parte de fora da casa por várias horas do dia.
  • Arrume outro de sua espécie para ele. Mesmo que ele consiga viver sozinho, ele pode ficar triste. Os agapornis foram feitos para viver em casal, por isso, se você quiser que o seu seja feliz, arrume outro de sua espécie para ele. Se esse outro espécime morrer, procure outro que o substitua.
  • Procure um veterinário. Os pássaros sabem como esconder suas doenças. Por isso, as consultas frequentes ao veterinário são fundamentais para diagnosticar rapidamente problemas de saúde no bichinho.

Saiba que apesar de ser um animal de estimação especial e diferente, a convivência com um agapornis será extremamente prazerosa. Sabendo como cuidar dele, tudo ficará mais fácil. Traga um agapornis para a sua vida!


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.