Como você pode impedir uma briga entre cães?

Se você é adora cães, com certeza não gosta de presenciar uma briga entre eles. Muito menos se o seu animal está envolvido. Essa é uma situação que nos faz sentir mal e com vontade de fazer algo para impedi-la. Mas, cuidado, não é tão fácil quanto parece. Devemos saber quais os passos corretos a seguir antes de nos metermos em encrencas ou receber uma mordida.

Por isso, como acreditamos que não é um fato isolado e que pode acontecer a qualquer momento, achamos necessário oferecer alguns conselhos. Leia estas dicas para agir caso queira impedir uma briga entre cães.

O que fazer para impedir uma briga entre cães

Mantenha a calma

briga de caes

Lembre-se sempre de que há uma característica que te dá vantagem em relação aos animais e, neste caso, sobre os cães: a sua racionalidade. Portanto, não se esqueça de manter a calma, já que as brigas de cães costumam durar apenas alguns segundos.

O melhor que você poderá fazer nestes casos é tentar assustar os cachorros para distraí-los e para que parem de brigar. Pense que, em momentos tão complicados, colocar a sua mão no meio não é uma boa ideia.

Use a água

Se você tiver a chance de jogar água nos cães, faça-o. Isso fará com que eles se separem e se distraiam, e esqueçam o que estavam fazendo.

Este é um método muito útil. Recomendamos que, sempre que sair com o seu pet para um parque ou outro lugar que possa ter mais cães, leve uma garrafa de água para usar em casos de emergência.

Procure uma barreira

Como já dissemos, colocar a sua mão no meio da briga não é uma boa ideia. Por isso, busque algo que você possa usar como barreira. Pode ser um papelão que esteja em uma lata de lixo próxima ou qualquer outra coisa.

Um cobertor

Jogar um cobertor sobre os cães os fará perder a orientação e permitirá que você pegue o seu animal. Claro, ninguém leva um cobertor quando sai para a rua, mas às vezes é bom prevenir. O ideal é levar uma pequena mochila com o necessário para caso ocorra uma briga entre cães.

Puxe o rabo

Se existe algo que todos os cães odeiam é que puxem seu rabo. Nenhum cachorro, nem mesmo um que esteja envolvido em uma briga, deixará de olhar para trás ao sentir que alguém mexeu em seu rabo.

Se for fazer isso com um cão que não seja o seu, utilize uma proteção para evitar que mordam sua mão.

Use suas pernas

Se você tem alguns sapatos muito resistentes, pode empurrar um dos cachorros com suas pernas para que deixe de brigar. Não dê chutes ou os machuque. Trata-se apenas de colocar um obstáculo entre os animais para observar se isso ajuda na hora de separar a briga.

Tenha cuidado caso os cães sejam muito grandes, já que isso pode ser perigoso e você pode sair ferido.

Só observe

A maior parte das brigas podem ser evitadas se observarmos por alguns minutos nossos cachorros. Se você observar que o seu cão ou o animal que se aproxima rosna, ladra ou corre, fique atento! A briga é iminente.

Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar, e com a briga de cães não é diferente. Por isso, tenha cuidado e leve o seu cão com uma coleira, não o deixe solto se sabe que é agressivo, e se for mais calmo, não o solte até que tenha certeza que os demais cães também o são.

Recomendados para você