Descubra como prevenir a ansiedade pela separação

Os cães se sentem muito mal quando seus donos saem de casa, embora se trate de algo habitual na rotina do lar. Até mesmo se todos os dias saem para ir trabalhar, o animal sofre do que se chama “ansiedade pela separação”. É mais visível em algumas raças do que em outras, por isso, daremos algumas dicas para que possa preveni-la.

Dicas para evitar a ansiedade pela separação

O vínculo que temos com nossos animais de estimação é muito forte. Para eles, somos seus líderes e não querem nos abandonar nem por um minuto (por isso, é normal que o cão nos siga até para o banheiro). Quando saímos para o trabalho, para fazer compras ou para a academia, podemos notar que o animal se comporta de maneira estranha, sendo até possível escutar os latidos ou choros da própria rua.

Já que os cães são parentes dos lobos e sua natureza os indica que é melhor viver em matilhas, quando estão sozinhos, se sentem deprimidos, estressados e ansiosos. Por isso, podem quebrar móveis, morder objetos, fazer suas necessidades onde não devem… Preste atenção nesses conselhos para prevenir a ansiedade pela separação:

1. Leve-o para passear

Antes de sair para o trabalho, você pode dar um passeio rápido com seu animal de estimação para que se canse um pouco e gaste energias. Assim ele não estará tão desperto durante o dia e se acalmará. Não se esqueça de deixar uma boa quantidade de água e comida para que se reponha do exercício pela manhã. A ideia é de que, enquanto você não estiver em casa, o cão deve ficar em “modo de repouso”.

2. Siga uma rotina

Antes de sair de casa, faça mais ou menos as mesmas coisas: pegue as chaves, apague as luzes, suba as cortinas… Dessa maneira, o cão associará essas ações com sua partida e estará mais preparado. Esse ritual é aconselhável todas as vezes que formos sair de casa (mesmo que seja por pouco tempo).

3. Não dê muita importância para eles

Muitas pessoas cometem o erro de se aproximar demais dos seus animais, falar com eles, beijá-los e mimá-los alguns minutos antes de irem embora. No entanto, isso não é bom para o animal, já que o relaciona com a separação. Portanto, faça com que ele entenda que se trata de uma situação normal, de rotina. Nada de dizer “comporte-se bem, já volto, não sinta minha falta, cuide da casa” e todas essas coisas que costumamos expressar.

4. Diga adeus com antecedência

Por exemplo, se, do momento em que você acorda até a hora em que sai, passa-se uma hora, terá que cumprimentá-lo e brincar um pouco com ele uns 20 minutos antes de sair. Assim, estará demonstrando o quanto o ama, mas ele não pensará que o abandona. Não tem problema nenhum se você sair sem dizer adeus.

5. Deixe de lado os sentimentos de culpa

Uma vez que esteja tudo pronto para sair de casa, bloqueie esses sentimentos negativos que lhe fazem ver a si mesma como uma pessoa malvada por deixar seu cão sozinho. Nada de nervosismo, tristeza, preocupação ou culpa. Lembre-se de que você é quem tem o controle e o comando nesta relação. Um líder calmo resulta em tranquilidade para a manada.

6. Acostume-o pouco a pouco

Uma boa maneira de evitar a ansiedade pela separação é fazer com que o animal atravesse uma etapa de adaptação. Nesta, o cão ficará sozinho cada vez mais tempo para que possa se acostumar. Por exemplo, você pode começar indo dar uma volta pela manhã, depois ir tomar um café, fazer compras, e assim sucessivamente até alcançar as 8 ou 10 horas que seu trabalho consome.

7. Relaxe ao voltar para casa

Quando abrimos a porta depois de um dia cansativo, a primeira coisa que vemos é um rabinho mexendo de felicidade, alguns pulos e latidos. Mas, ainda que seja difícil, você deve esperar que o cão se acalme antes de cumprimentá-lo. Caso contrário, ele vai pensar que você é a favor do seu comportamento.

8. Não castigue seu cão

Os cães associam os castigos e os prêmios com aquilo que fazem. Para eles, a ansiedade pela separação não é uma escolha. Portanto, se ele destrói algo, por mais que você o repreenda, não entenderá que fez algo errado. Na verdade, pensará que é um castigo por ficar sozinho.

Recomendados para você