Devo castrar meu cão?

Castrar um animal de estimação é um assunto que continua gerando dúvidas, muitas delas por causa de falsas crenças. O certo é que, se você decidir castrar seu cão, não só estará evitando problemas de saúde no futuro, mas também estará contribuindo para evitar a superpopulação, o sacrifício e o abandono de animais domésticos.

Informação sobre a castração de cães

alongar-a-vida-dos-caes

Ninguém gosta de ter que passar por uma sala de cirurgia. É que toda cirurgia, por mais simples que seja, implica em certos riscos. Este é um dos motivos pelos quais muitos resistem à castração dos peludos.

Entretanto, trata-se de uma operação que não costuma apresentar inconvenientes. E os bichinhos se recuperam rapidamente. Consiste na extirpação dos testículos dos machos, e dos ovários e, geralmente, do útero das fêmeas.

A maioria dos veterinários concorda que o momento ideal para se castrar um cão é entre os 6 e os 8 meses. Nessa idade, o animal já tem suficientemente bem desenvolvido seu físico e está em condições de confrontar uma cirurgia. Mas a chave está no fato de que este ainda não alcançou seu desenvolvimento sexual.

Se você está se perguntado se deve castrar seu cão, nós, de Meus Animais, daremos algumas respostas. O importante é que você tome uma decisão baseada em informação correta.

Considere seriamente castrar seu cão

Assim, exceto se você tenha pensado em se tornar um criador de cães, ou que queira especificamente que seu peludo tenha filhotes, seja para você ficar com os cachorrinhos ou para dá-los de presente a familiares ou amigos que lhe pediram isso, o melhor que pode fazer é optar por castrar o seu amigo de quatro patas.

Lembre-se de que você deve ser um dono responsável. Se não quiser que seu animal de estimação tenha filhotes, o que você fará com eles quando nascerem? A resposta nunca deve ser o abandono. E muito menos o sacrifício.

Então, recomendamos que você se informe bem sobre o assunto castração com diferentes profissionais. Não fique apenas com uma opinião. Você pode também consultar pessoas que tenham operado seus animais de estimação, para que elas lhe contem a experiência delas.

A decisão de castrar ou não seu cão será, no final, só sua. O importante é que você se decida conscientemente e contando com a informação precisa e correta. E não se deixando se levar por falsas crenças sobre esse assunto.

Alguns benefícios da castração dos peludos machos

Entre os benefícios de se castrar um cão macho, podemos destacar que, em geral:

  • Sua personalidade não mudará. Mas ele ficará mais tranquilo.
  • Será menos territorial e dominante. E não será tão agressivo quando estiver com outros cães.
  • Diminuirá a possibilidade de que ele escape (e se perca ou se acidente) em busca de peludas no cio.
  • Diminuirão as probabilidades de que ele venha a sofrer de tumores no pênis e na próstata. E é muito provável que, ao chegar à terceira idade, não urine em si mesmo.
  • Melhorará sua saúde (e sua expectativa de vida), já que não sofrerá do estresse que os machos não castrados passam em busca de fêmeas no cio.

Vantagens de se castrar uma cadela

Por sua vez, as fêmeas castradas apresentarão, entre outras coisas, os seguintes benefícios:

  • Não experimentarão mudanças de humor por causa dos hormônios e nem escaparão em busca de machos.
  • Existirão menos possibilidades de desenvolverem câncer de mama ou infecções na zona genital.
  • Não terão gravidez psicológica.
  • Já não menstruarão. Assim também você se liberará da limpeza extra que esta situação causa.

Outros dados sobre a castração

medo-do-veterinario

O mais provável é que um animal castrado antes de seu desenvolvimento sexual, tanto fêmea como macho, torne-se mais carinhoso e amigável. Além disso, certamente diminuirá sua necessidade de marcar território com a urina.

Mas embora exista essa falsa crença, tenha em mente que seu cão não deverá engordar se você o castrar. Se você o exercita o suficiente e lhe dá a alimentação adequada de acordo com sua idade, tamanho e características -e nas quantidades que o veterinário indicar- seu animal de estimação não terá que necessariamente aumentar seu peso.

Por outro lado, se o que te impede de castrar o seu cão for uma questão econômica, leve em conta que existem alguns locais onde as operações são feitas de forma gratuita ou a muito baixo custo. Peça informação em algum abrigo ou associação protetora.

Recomendados para você