Devon Rex, um gato que sempre precisa de companhia

Pelo curto e ondulado, orelhas grandes de duende, corpo alongado e olhos brilhantes são as características físicas que mais se destacam no Devon Rex, um gato que adora a companhia humana. É um felino dócil, extrovertido, educado e inteligente que, se você escolher para compartilhar sua vida, certamente o seguirá por toda a casa, exigindo sua atenção.

Um felino que não quer ficar sozinho

Estes simpáticos orelhudos são muito sensíveis. Talvez seja graças a essa característica que tenham se tornado tão próximos dos humanos. Embora, verdade seja dita, muitas outras raças de gato também sejam assim, jogando por terra a afirmação de que são animais independentes e distantes.

O certo é que os Devon Rex adoram se sentir confortáveis, quentinhos e seguros no colo de seus proprietários, inclusive em seus ombros. Eles são carinhosos, ativos e brincalhões, convivendo muito bem com crianças e idosos.

Mesmo se adaptando com facilidade a espaços fechados, detestam ficar sozinhos por muito tempo. Caso não haja nenhum humano em casa durante algumas horas do dia, o ideal é conseguir para eles um companheiro felino. Não são ciumentos e se acostumam rapidamente ao novo membro da família.

A aparência do Devon Rex

Além das orelhas enormes, de base larga e pontas arredondadas, da pelagem que lhes dá a aparência de uma ovelha tosquiada, o Devon Rex apresenta as seguintes características:

  • Tamanho mediano
  • Magro, porém forte
  • Corpo alongado e musculoso
  • Cabeça pequena e triangular
  • Face ovalada, com bochechas cheias e queixo bem definido
  • Olhos ovais, separados e cheios de luz
  • Nariz proeminente e focinho curto
  • Pescoço longo
  • Patas largas e delgadas, ligeiramente torcidas em relação ao corpo. As extremidades dianteiras são mais curtas que as traseiras.
  • Costas arqueadas
  • Bigodes e sobrancelhas ondulados
  • Cauda longa e fina

Conheça todas as características do Devon Rex, um gato de orelhas grandes, pelos ondulados e aparência desleixada que ama a companhia humana.

Outras características destes felinos simpáticos

Os machos dessa raça pesam entre 4 e 6 quilos e as fêmeas entre 3 e 5 quilos. Apesar de seu jeito de andar parecer um pouco desajeitado, são animais ágeis, capazes de realizar os mais diversos truques e acrobacias. A expectativa de vida fica entre 9 e 15 anos.

Tenha em mente que os pelos suaves dos Devon Rex, além de curtos, podem ser finos e menos densos que os de outras raças. Embora isso pareça ser uma vantagem para pessoas alérgicas, não é para os gatinhos.

É por isso que eles estão quase sempre procurando pelo calor que sua coberta acaba por proporcionar. O ideal , então, é que suas caminhas estejam nos locais mais aquecidos da casa, para que eles se sintam tão bem como nos braços de seus donos.

Um felino de ascendência inglesa

A origem deste gracioso bichano remonta ao século passado. Ele é resultado de uma mutação genética natural, o que resultou em seu pelo ondulado. Os primeiros exemplares foram descobertos por acaso em uma mina abandonada no condado de Devon, Inglaterra. É de lá que vem o seu nome.

Mas embora tenha uma aparência similar aos Cornish Rex, o gene mutante que causa o pelo ondulado em ambas as raças é diferente. Desas forma, se ambas as raças forem cruzadas, os filhotes terão pelagem lisa.

Por outro lado, apesar de sua aparência denotar fragilidade, são animais fortes e saudáveis, que não precisam de grandes cuidados. Basta que sejam escovados durante a muda para retirar os pelos mortos e verificar se suas orelhas acumulam excesso de cera.

Outro detalhe importante é cuidar para que se acostumem a tomar banho de vez em quando, já que sua pelagem costuma ser bastante oleosa. E não se esqueça de impedir que comam em excesso, já que o sobrepeso pode afetar suas patas.

Recomendados para você