Diferenças entre canguru e wallaby

Os dentes pré-molares de ambos os animais têm um formato achatado que serve para triturar a comida. Os cangurus geralmente não usam muito essas estruturas. Então, à medida que crescem, eles as perdem.
Diferenças entre canguru e wallaby
Cesar Paul Gonzalez Gonzalez

Escrito e verificado por o biólogo Cesar Paul Gonzalez Gonzalez.

Última atualização: 15 dezembro, 2022

Os marsupiais são um grupo peculiar que se caracteriza por apresentar uma bolsa com a qual amamentam seus filhotes. A maioria deles é encontrada na Austrália, razão pela qual se tornaram a espécie símbolo do país. O canguru e o wallaby são os organismos mais conhecidos, embora as diferenças entre os dois sejam pouquíssimas.

Os termos canguru e wallaby são usados indistintamente para descrever várias espécies do grupo dos macropodídeos. Isso significa que eles não representam uma categoria taxonômica formal, o que cria conflitos ao tentar diferenciá-los. Continue lendo para saber como identificar cada um deles.

Um canguru ou um wallaby?

Ambos os termos se referem a várias espécies de mamíferos que são caracterizados por pés longos e pelos grossos. As diferenças entre eles não são tão grandes, então pode ser confuso classificar cada um desses mamíferos marsupiais como um wallaby ou um canguru sem antes conhecê-los um pouco.

A popularidade desses organismos tornou possível criar certas regras para distingui-los. No entanto, em termos taxonômicos, as diferenças entre o canguru e o wallaby geralmente não são claras. Por exemplo, o gênero Macropus tem o canguru vermelho entre suas fileiras, mas também inclui o wallaby de pescoço vermelho. O uso desses termos parece indicar que são espécies distantes, quando na verdade são parentes próximos.

Um canguru cinza oriental.
Uma mãe canguru com sua filha.

Como saber a diferença entre o canguru e o wallaby?

As diferenças entre o wallaby e o canguru são baseadas quase inteiramente na aparência física dos organismos. Graças a isso, é possível classificá-los apenas observando-os à distância. Os pontos mais importantes que costumamos considerar são o tamanho, o formato do corpo, a cor, as características dos dentes e a longevidade.

Tamanho

Essa é a diferença mais óbvia entre ambos os organismos, já que os cangurus podem ultrapassar 1,5 metro de altura e atingir 90 quilos de peso. No caso dos wallabies, seu tamanho não ultrapassa um metro de altura e seu peso mal chega a 20 quilos. Essa é a característica mais perceptível e permite que sejam facilmente identificados.

Por exemplo, o wallaby Macropus rufogriseus é a maior espécie em seu grupo, medindo cerca de 90 centímetros de altura e pesando cerca de 20 kg. Em comparação, o canguru-vermelho (Macropus rufus) é o maior marsupial que existe, podendo ultrapassar 2 metros de altura e 90 quilos de peso.

Formato do corpo

Embora a aparência dos 2 marsupiais seja bastante semelhante, o formato de seus membros tem certas diferenças que estão associadas aos seus modos de vida. O canguru tem pernas largas e alongadas que lhe permitem percorrer grandes distâncias com seus saltos. Em contraste, o wallaby tem pés mais compactos que permitem manobrar por entre as árvores.

Esse aspecto também pode ser visto como se os wallabies ficassem mais próximos do solo, enquanto os cangurus têm uma aparência mais ereta e alta. A característica modificada para criar essa diferença é a distância entre os joelhos e os tornozelos.

Cor

O pelo dos macropodídeos não é tão diferente entre os membros do grupo. No entanto, existem pequenas diferenças que permitem que os espécimes sejam identificados. Os cangurus mostram uma coloração cinza ou marrom uniforme, enquanto os wallabies têm tons mistos de duas ou três cores.

Dentes

Esse aspecto talvez seja um dos mais difíceis de identificar, pois não se pode simplesmente pegar o animal e abrir sua boca. No entanto, a diferença na dieta faz com que esses animais tenham dentes ligeiramente diferentes uns dos outros. Isso faz com que os cangurus sejam diferenciados por terem dentes curvos e afiados, enquanto os wallabies têm dentes mais planos.

As mudanças no formato de seus dentes são determinadas pela fonte de sua alimentação. O canguru prefere se alimentar de pastagens e precisa de dentes afiados para cortá-las. Os wallabies comem as folhas encontradas nas florestas, por isso precisam de dentes planos para triturá-las.

Longevidade

Embora essa característica não seja fácil de observar a olho nu, também é algo que nos permite distinguir entre os dois marsupiais. A média de vida do wallaby é entre 11 e 14 anos, o que contrasta com os 15 a 20 anos que os cangurus vivem. Esses dados estão intimamente associados às condições do habitat, uma vez que eventos como as secas afetam negativamente a longevidade dos espécimes.

Um wallaby em um fundo branco.
Um wallaby.

Os cangurus e os wallabies são animais incríveis que pouco diferem uns dos outros, mas podem ser facilmente reconhecidos por sua diferença de tamanho. Apesar disso, eles são parentes tão próximos que, em termos taxonômicos, geralmente não há muitas distinções. Isso não significa que seja errado chamá-los por esses termos, mas que são nomes coloquiais que servem para identificá-los sem muitas complicações.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Higginbottom, K. (1989). Macropod Studies at Wallaby Creek. Viil. Capture of Wild Red-Necked Wallabies by’blow-Darting’. Wildlife Research, 16(2), 173-178.
  • Caughley, G. (1964). Social organization and daily activity of the red kangaroo and the grey kangaroo. Journal of Mammalogy, 45(3), 429-436.
  • Bilton, A. D., & Croft, D. B. (2004). Lifetime reproductive success in a population of female red kangaroos Macropus rufus in the sheep rangelands of western New South Wales: Environmental effects and population dynamics. Australian Mammalogy, 26(1), 45-60.
  • Hume, I, Jarman, P., Renfree, M. & Temple-Smith, P. (1989) Fauna of Australia Macropodidae in Walton, D. & Richardson, Fauna of Australia (Volume 1B). AGPS Canberra.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.