Logo image

4 encantadoras raças de cães com rugas

3 minutos
Estas são algumas das raças de cães com rugas mais famosas. Você conhece todas?
4 encantadoras raças de cães com rugas
Última atualização: 14 janeiro, 2021

As rugas são um sinal desejado no cão, sendo uma das características preferidas em qualquer uma das seguintes raças. As raças de cães com rugas são o produto de uma forte seleção artificial feita pelo ser humano nos últimos séculos.

Raças de cães com rugas

1. Shar-pei

O Shar-pei é originário da China. Há centenas de anos, embora a sua aparência fosse bastante diferente, a quantidade e a intensidade de suas rugas são o resultado de um grande número de cruzamentos entre indivíduos muito próximos, o que também tem levado à seleção de muitas doenças associadas a essa raça.

É um cão de tamanho médio, compacto, com dorso curto. O traço mais característico, além das rugas, é a semelhança com um hipopótamo devido ao focinho largo e às orelhas minúsculas.

Os shar-pei têm mais rugas quando são filhotes. À medida que crescem, a pele se estica e eles adquirem um aspecto mais esguio. São cães calmos e independentes, mas também leais e afetuosos.

2. Pug

Embora também seja uma raça da China, suas origens não são claras. Devido ao comércio internacional e a preferência da realeza por esse cão, os pugs aparecem até em pinturas famosas de nobres e reis.

É um cão pequeno e de aspecto rechonchudo, cujas rugas mais definidas são as do rosto. Seu focinho é muito curto e, de fato, os problemas respiratórios são comuns nessa raça. Existem cirurgias preventivas para corrigir o palato desses cães e ajudá-los a respirar melhor.

Seus olhos são brilhantes, negros e muito expressivos, o que juntamente com as rugas e a sua figura lhe confere um aspecto cômico. Portanto, os pugs são os reis da internet.

São cães com muito charme, alegres e muito brincalhões, portanto, tendem a se dar bem com as crianças.

3. Bloodhound ou Cão-de-santo-humberto

O Bloodhound é um cão de caça. Seu excelente olfato, superior ao dos outros cães, faz dele um rastreador de primeira linha. Também tem sido usado como cão policial na busca de pessoas desaparecidas.

É um cão grande, e as suas origens são muito antigas, remontando ao século VI na Bélgica.

É o maior e melhor dos cães de caça, com um corpo muito grande e alongado, forte e muito esguio. Longas e profundas dobras de pele pendem da sua cabeça e pescoço, dando-lhe uma aparência enrugada. Além disso, seus olhos são muito fundos, formando um conjunto que lhe confere um porte nobre e sério.

Apesar de sua aparência imponente, é um cão muito manso, calmo e gentil com pessoas e outros cães. Seus latidos são graves, mas não é um cachorro que costuma latir muito.

4. Raças de cães com rugas: Bulldog inglês

É uma das raças mais antigas da Grã-Bretanha e pode até ser considerada um símbolo inglês típico. É um cão baixo, mas largo e robusto, com pelo curto e uma expressão feroz.

Seu rosto e seu focinho são curtos, e eles também costumam ter problemas respiratórios associados. É muito comum ouvi-los roncar. O bulldog tem rugas em volta da cabeça, os quais também caem em torno de sua boca, e seus lábios são grossos. É preciso destacar que esses cães tendem a babar bastante.

Os bulldogs costumam ter rugas em volta do pescoço, mas seus corpos são mais lisos e fortes.

Embora sua aparência seja bastante rude e de aspecto feroz, ele é um cão afetuoso e corajoso, que não hesitará um segundo para proteger as pessoas que ama. Além disso, também é um bom cão de guarda.

Essas são algumas das raças de cães enrugados mais conhecidas, todas com um caráter amoroso e atencioso com os seus donos, mas que exigem muitos cuidados para manter a sua pele saudável e limpa.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Federación Cinológica Internacional

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.