Ensinar um cão a usar focinheira: veja dicas

Há cães que não têm escolha senão usar uma focinheira. Sendo assim, é preciso acostumá-lo a issoAlguns devem usar esse objeto ao longo de toda sua vida, outros apenas durante uma época. De qualquer forma, é necessário ensinar um cão a usar focinheira para que possam sair e interagir com outros cães ou pessoas sem colocá-los em perigo.

Os cães classificados como potencialmente perigosos são obrigados a usar focinheiras ao longo de suas vidas, por exemplo. Seja como for, el não deve ser vista como uma punição ou algo negativo para o cachorro.

Ensinar um cão a usar focinheira

A focinheira é um objeto estranho que o cão tem que carregar apoiado no nariz, por isso é desconfortável. Ensinar seu cão a usá-la é necessário para que ele não a perceba como uma punição ou algo negativo. Se o cão sair com desconforto por nunca ter colocado uma focinheira, é possível que as caminhadas sejam de má qualidade.

Sendo assim, tentará retirá-la, ficará frustrado e não vai farejar. Portanto, não vai caminhar à vontade. Como sabemos, para um cachorro, a caminhada é um dos momentos mais esperados do dia. Por isso, não devemos permitir que nenhum cachorro fique sem o seu passeio.

Além disso, vale ressaltar que o fato de um cão usar uma focinheira não significa que seja perigoso. Há muitas razões pelas quais um cão pode usar uma focinheira e ainda ser bem controlado. Por exemplo, os cães de raças potencialmente perigosas são obrigados por lei a usarem focinheiras em lugares públicos ao longo de suas vidas, independentemente do seu comportamento.

Cachorro com focinheira

Tipos de focinheira

Antes de ensinar um cão a usar focinheira, você precisa descobrir que tipo de focinheira quer usar. Existem vários modelos que você pode escolher. Dê preferência a uma que seja tipo de cesta e tenha aberturas à frente. Dessa forma, você pode dar prêmios quando o levar para passear nas primeiras vezes a fim de estabelecer boas associações com a focinheira.

Apresente a focinheira

Você deve apresentar a focinheira em casa ou em um ambiente muito familiar e seguro para o seu cão. Isso deve ser feito antes de colocá-la pela primeira vez para sair na rua. A focinheira é um objeto muito estranho que não é agradável de usar. Por isso, antes de sair na rua, o cão precisa conhecer bem o objeto ou ficará tentando retirá-la durante todo o passeio.

Para fazer isso, comece tornando a focinheira mais um objeto. Deixe-a sempre ao alcance do animal, ele deve poder cheirar e vê-la entre os brinquedos e outros objetos da casa.

Depois, coloque alguns prêmios ou comida apetitosa ao redor do objeto. Dessa forma, ele será atraído pela focinheira. Finalmente, você pode começar a colocar os prêmios dentro da focinheira. Colocar o rosto em um objeto pela primeira vez é bastante estranho. Portanto, não force seu cão e deixe ele decidir quando se aproximar e colocar o nariz dentro da focinheira.

Pouco a pouco, o cão vai ficar menos hesitante em colocar a cabeça para pegar prêmios. Quando isso acontecer, apresente os prêmios através da abertura frontal da focinheira. Quando ele se aproximar para comer, ponha a focinheira, mas continue dando-lhe prêmios. Assim, o cão verá que embora seja desconfortável, vale a pena usar o objeto.

Repita esses passos algumas vezes e seu cão já associará a focinheira com coisas que ele gosta. Além disso, ela já terá sido usada por um tempo e a sensação de carregar algo apoiado no focinho ficará menos desconfortável.

Cachorro com focinheira

Brincadeiras com a focinheira

Usar uma focinheira não pode ser uma punição ou uma sentença, já que não é mais do que uma medida de segurança. Claro, lembre-se de fazer jogos e coisas divertidas com o seu cão quando ele estiver de focinheira. Mostre-lhe que você não o está castigando, mas, na verdade, quando ele estiver de focinheira, vai se divertir e brincar com você.

Você não deve apenas colocar a focinheira no seu cão para sair e não brincar com ele. Se for assim, ele acabará descobrindo que nada legal acontece quando está de focinheira. Na verdade, ele vai começar a odiá-la. Por fim, ele vai terminar por associar que, saindo na rua com ela, não vai se divertir. É fácil fazer uma boa associação: nunca torne a focinheira algo negativo.

Ou seja, brincar com o animal de focinheira e colocá-la também quando não for para sair é parte do processo de ensinar seu cão a usá-la. Não deixe cair na rotina e se tornar algo previsível.

As outras pessoas e o focinho

Você passará por pessoas na rua que têm medo de seu cachorro porque estão de focinheiraÉ provável que os proprietários de outros cães não os deixem se aproximar. Afinal, muitos veem um cão com focinheira e pensam que é perigoso. Entretanto, isso pode não ser a realidade. Afinal, há cães que obrigatoriamente precisam usar uma focinheira quando saem de casa, mesmo que não tenham nenhum tipo de atitude agressiva.

Isso é tremendamente injusto se seu animal de estimação não for do tipo violento. Há algumas coisas que você pode fazer para que seu cachorro passe e tenha menos olhares suspeitos:

  • Escolha a focinheira mais discreta e a que tenha melhor camuflagem com a cor do seu cão.
  • Decore a focinheira com cores bonitas.
  • Caminhe com um outro cão sem focinheira ao lado do seu cão. Dessa forma, você pode mostrar que seu cachorro não tem nenhum problema de personalidade agressiva.
  • Evite atravessar lugares onde há pessoas. Se, de fato, seu cachorro tiver que usar uma focinheira porque ele não gosta de pessoas ou cachorros, evite-os. Você vai evitar muitos problemas e reduzir os níveis de estresse do seu cão.

Como a guia, a focinheira é um elemento artificial. Você deve ensinar um cão a usar focinheira para que ele possa ser quem normalmente é também durante as caminhadas. Não é difícil e a vida do seu cão mudará radicalmente.

Recomendados para você