Estes são os truques definitivos para que um cão venha quando você chamar

Chamar um cão e ele não nos dar a mínima é uma das coisas que mais raiva pode nos dar. Possivelmente você já tenha tentado de tudo para conseguir fazer com que ele obedeça a sua ordem, mas sem êxito. Pois bem, hoje lhe trazemos os truques definitivos para que quando você chamar um cão ele venha até você.

São vários os conselhos e procedimentos a serem levados em conta para fazer com que um cão obedeça ao comando/ordem “veem”. Não é fácil ensinar ordens a um animal, mas com um pouco de paciência e consciência dos passos que você terá que dar, poderá conseguir! Nós lhe ajudaremos.

Passos e truques a seguir para chamar um cão e fazê-lo obedecer ao comando “veem”

adestramento-canino-3

Chamar um cão e ele te olhar torto, sem dar a mínima e sem um único sinal de que irá atender ao seu chamado, pode te encher de indignação e raiva. Por isso, para ter sucesso com esse treinamento, tudo o que você terá que fazer é seguir nossas dicas.

Primeiro com a correia colocada

O melhor para este exercício é uma correia extensível que dê espaço para que o cão possa se afastar e para que, então, você possa lhe ensinar esse comando.

É importante que você tenha a mentalidade correta. E qual seria? Estar consciente de que o animal não irá te obedecer logo na primeira vez que você o chamar e que vai levar algum tempo para você lhe ensinar. Portanto, encha-se de paciência porque seu cão perceberá seu aborrecimento ou sua indignação. Agindo com raiva é bem possível que você consiga o efeito contrário daquilo que busca.

Faça sessões curtas e frequentes com a correia, já que os animais têm períodos muito curtos de atenção. Não o castigue se ele não obedecer logo de cara, porque com isso você poderá fechar as portas para o progresso. Dê pequenos puxões com a correia depois de dizer “veem” para que ele entenda que deve se mover.

Busque um lugar sossegado

O entorno deve ser um tanto familiar para seu cão e ter o mínimo de distrações possíveis. Isto fará com que o poder de concentração do animal seja maior. Lembre-se de avisar ao restante dos membros da família para que eles não se intrometam nas sessões e quebrem assim a concentração de seu animal.

Colabore com o ele

Não lhe dê o comando “quieto”. Colabore mediante os movimentos deles, remando a favor da maré, para que seja muito mais compreensível para o cão. Por exemplo, lhe diga “veem” e dê alguns passos rápidos para trás. Obviamente o cão irá querer ir para você.

Repita a operação várias vezes dando tempo ao animal para que ele relacione a palavra com o movimento.

Use as mãos

Os gestos são algo que os cães também entendem e que podem chegar a relacionar com as ordens.

Para o comando “veem” você pode fazer qualquer gesto em direção a você mesmo. Trata-se de um gesto de convite para que ele vá até você, estenda a mão a sua frente e chame, por exemplo. Faça isso sempre enquanto diz a palavra que quer que o cão obedeça para que o animal relacione o comando e o gesto e seja assim mais fácil de te obedecer.

Vá para trás

Uma maneira de tornar mais fácil a tarefa para o seu cão é dando passos para trás para que ele vá para você. Diga a ele “veem”, enquanto você se move e deixa que o animal vá até você.

Use o reforço positivo

Castigar ao cão ou brigar com ele quando ele não te obedece não o levará a lugar algum. Mas se você premiar os pequenos ganhos ou esforços, seu cão relacionará os treinamentos com algo positivo e estará mais disposto a obedecer.

Adicione distância e distrações

adestramento-canino

O que você pretende é que seu cão vá até você quando você o chamar. Portanto, para ir melhorando sua obediência, adicione alguma diversão ao ambiente de ensino e também várias distrações. Você poderia ir a um parque, por exemplo.

Uma vez lá, tente fazer com a correia primeiro, lhe dando o comando sem que você se mova, se ele te obedecer, você poderá tentar uma vez sem a correia e ver como ele reage. Lembre-se de não se afastar muito nas primeiras vezes. O que você achou desses truques?

Recomendados para você