Existem praias para gatos?

setembro 15, 2018
Enquanto não há sinalização que proíba, os felinos podem acessar as praias com seus donos.

Muitas pessoas sentem falta de seus animais quando saem de férias. Transportá-los, especialmente se forem felinos, não parece uma opção simples em locais onde há muita gente, areia e água. A boa notícia é que, na Sardenha, reservaram pelo menos uma das praias para gatos.

Esta praia é chamada Su Pallosu e é algo como um santuário de felinos. Sua localização no oeste da ilha italiana é pouco conhecida pelo turismo de massa. Isso permite que os 61 gatos que habitam essas costas andem livremente pelas rochas e falésias baixas.

Como é a vida dos gatos em Su Pallosu?

A praia de Su Pallosu, no centro do Mediterrâneo, é apresentada como um pequeno paraíso para os humanos. No entanto, seus verdadeiros habitantes estão muito protegidos contra todos os insetos e roedores que passeiam pela área. Os gatos desta praia coexistem pacificamente e em total liberdade.

Os felinos que chegam a este canto do mundo são atendidos pela Associazione Culturale Amici di Su Pallosu. Esta organização sem fins lucrativos é responsável pela alimentação e assistência médica dos pequenos felinos.

O meio pelo qual esta associação de caridade é financiada é através de atividades que encorajam o microturismo. Embora as visitas guiadas sejam totalmente gratuitas, a renda vem da venda de alimentos, acessórios, presentes ou da acomodação modesta que é oferecida.

Os gatos e gatas são castrados para impedir a reprodução indefinida desses felinos. Atualmente, além desses 61 colonos felinos, os cuidadores expressaram que, no momento, não aceitam a chegada de mais hóspedes.

gato na praia

História de Su Pallosu

Su Pallosu tem apenas seis habitantes humanos. Quanto à presença dos gatos, a história da origem deles nesta pitoresca praia remonta à década de 80. Tal como nos contos de fadas para crianças, tudo começou nesta praia com uma invasão de ratos. A presença maciça de roedores levou os pescadores de atum da região a combaterem essa praga com um bom número de gatos.

Os gatos se tornaram heróis. Os habitantes cuidaram deles e os alimentaram com peixes; o clima era favorável às características da ilha, suas costas e sua praia. Desde então, eles estão em uma das mais belas praias para gatos do mundo.

Embora haja muito poucas visitas a esta praia na ilha italiana, já existem muitas pessoas que deixaram seus comentários nos fóruns dos viajantes. E qual “gateiro” não se sentiria à vontade cercado pela beleza da paisagem e pelo ronronar dos gatos!

Praias para gatos na Espanha

Enquanto isso, a pergunta sobre a situação dos gatos nas praias espanholas ainda não foi respondia de forma contundente. Especificamente, as pessoas precisam de informações sobre se podem trazer gatos para a praia ou se são ilegais.

gato na praia

A princípio, a resposta é não, não é ilegal. Só que as praias têm sinalização, não há nada que nos impeça de levarmos nossos gatos à praia. Por outro lado, há dados importantes sobre os direitos civis e dos animais de estimação: as praias da Espanha não são reguladas pelos conselhos municipais, mas pela Diretoria Costeira.

Isso significa que se a polícia local tentar multá-lo enquanto estiver em uma praia com seu gato, essa multa não será válida. Os conselhos locais e a polícia local não podem impor multas sobre os acessos à praia.

Como saber se uma praia proíbe a entrada de gatos?

Quase nenhuma praia proíbe a entrada de animais de estimação; no entanto, regulamentos permanentes podem ser estabelecidos, especialmente para manter a limpezaPode haver restrições ao entrar na praia, se se tratar, por exemplo, de uma reserva natural.

Praias para gatos: o que os gatos acham disso?

Finalmente, cabe destacar que os felinos não são muito amigos do calor, do sol e da água. Levar um animal para a praia e mantê-lo em uma jaula geralmente não é muito relaxante para o animal. Talvez no fundo, o gato não quer nada mais do que ficar dormindo no conforto e no silêncio de sua própria casa.