Hemangiossarcoma em cães: sintomas e tratamentos

janeiro 2, 2020
O hemangiossarcoma em cães é um tipo de câncer muito duro para o animal que deve ser tratado o mais rápido possível.

O hemangiossarcoma em cães é um tumor maligno que ocorre nas células do endotélio vascular e tem uma taxa de mortalidade muito alta. A preocupação com esta doença ocorre por causa da sua frequência impressionante, uma vez que ela é até 10 vezes mais comum do que as outras neoplasias.

Trata-se de um tipo de câncer com diferentes apresentações clínicas, de forma que os sintomas e tratamentos podem variar de acordo com o tipo e o local onde ele estiver.

Sintomas de hemangiossarcoma em cães

Os sintomas de hemangiossarcoma em cães dependem da localização do tumor. Porém, existem alguns sinais gerais de alerta que costumam estar presentes em todos os casos, tais como anorexia, falta de apetite, falta aguda de energia e dificuldade para se mover normalmente.

Diante desses sinais, é necessário ir ao veterinário para fazer um exame completo do animal e, assim, descartar outras doenças com sintomas semelhantes.

No entanto, existem muitos outros casos nos quais os sinais são mais evidentes e podem estar relacionados à negligência dos sintomas básicos.

Cachorro doente no veterinário

Em muitos casos, o hemangiossarcoma em cães causa hemorragias de graus bastante diferentes, pois podem ser muito leves ou então terminar em um choque hemorrágico extremo, no qual a vida do seu animal de estimação estará em risco.

No caso de o hemangiossarcoma estar localizado no coração, os sintomas serão diferentes, pois ele pode provocar uma obstrução vascular ou um derrame pericárdico que causará um bloqueio irremediável das artérias.

Tratamentos

O hemangiossarcoma em cães já deu muito o que falar entre os especialistas para encontrar a melhor solução para os nossos amados animais de estimação. No entanto, há uma série de ações que foram definidas como as diretrizes que devem ser seguidas para lidar com esse câncer tão perigoso.

O que os veterinários concordaram desde o início é que a primeira medida urgente a ser realizada é a remoção do hemangiossarcoma através de uma cirurgia.

A extirpação é especialmente importante quando a condição é cardíaca. Nesse caso, o procedimento é feito com maior urgência por causa das tremendas consequências de um entupimento completo das artérias do animal.

Cachorro fazendo cirurgia

O segundo passo, cada vez mais consolidado, é a quimioterapia, pois foi demonstrado que os cães que recebem quimioterapia após a cirurgia têm chances maiores de sobrevivência.

Existem outros tipos de hemangiossarcoma em cães, como o renal, por exemplo, diante dos quais há controvérsias sobre o uso da quimioterapia. Atualmente, o tratamento mais utilizado nesse caso específico é baseado na doxorrubicina.

De qualquer forma, já foi demonstrado que as chances de sucesso aumentam consideravelmente se o cachorro tiver uma boa alimentação, uma vez que o sistema imunológico varia muito dependendo do seu estado nutricional e, assim, ele terá a força necessária para enfrentar tratamentos tão agressivos.

Finalmente, assim como em qualquer tipo de câncer, a intervenção em tempo hábil pode fazer a diferença para a sobrevivência do animal; por isso, devemos estar muito atentos aos possíveis sintomas dessas doenças para tomar as medidas necessárias o mais rápido possível.

Demorar para tratar uma doença como essa pode levar à morte inevitável, pois o câncer pode se espalhar para outras partes do corpo.

Esta doença é mais comum em cães mais velhos, pois é algo que geralmente aparece após os 10 anos de idade, embora existam registros de casos em que cães jovens foram afetados.

Quanto às raças mais propensas, podemos citar o pastor alemão, o golden retriever, o labrador e o boxer, mas nenhuma raça está livre de sofrer com esse tipo de tumor.

  • Aeva Veterinaria. Hemangiosarcoma canino. Extraído de: https://aevaveterinaria.es/index.php/component/k2/21-hemangiosarcoma-canino
  • Descripción clínica de hemangiosarcoma (HSA) cutáneo metastásico en un canino galgo: estudio clínico de un caso. Extraído de: http://www.scielo.org.co/pdf/rmv/n30/n30a09.pdf
  • Vets & Clinics. Hemangiosarcoma en perros. Supervivencia tras resección quirúrgica. Extraído de: https://www.affinity-petcare.com/vetsandclinics/es/hemangiosarcoma-en-perros-supervivencia-tras-reseccion-quirurgica