Nariz rachado em cães: causas e tratamento

dezembro 2, 2019
A menor frequência de lambidas é uma das principais razões para o ressecamento nasal.

Às vezes, as doenças dos animais de estimação podem começar com alterações físicas. O nariz rachado em cães é um exemplo disso, daí a importância da observação e da posterior colaboração entre donos e veterinários.

Tanto pela crença popular quanto pela sua fácil visualização, o nariz dos cães é uma das características morfológicas mais analisadas pelos donos. Geralmente, um estado úmido do mesmo é associado a uma boa saúde.

No entanto, essa regra nem sempre é válida, pois a sua hidratação oscila diariamente, uma vez que ela está intimamente relacionada ao clima.

Diante de um nariz rachado, mais espesso ou até mesmo com sangramento ocasional, é aconselhável consultar um especialista para uma melhor avaliação.

Causas inofensivas do nariz rachado em cães

O ressecamento excessivo e o consequente aparecimento de pequenas rachaduras no nariz dos cães podem ocorrer por causa de uma infinidade de fatores. Por isso, antes de se preocupar, é interessante saber quais são os mais comuns.

Entre as causas comuns está a menor frequência de lambidas. Embora a maioria dos donos ignore este fato, uma das principais razões pelas quais os cachorros têm o nariz molhado é o seu hábito de lambê-lo.

Assim, nos momentos em que há menos oportunidade de fazer isso, como durante uma soneca longa, por exemplo, essa área ficará mais seca.

Cachorro tomando sol

A incidência direta do sol ou a exposição prolongada a uma fonte de calor podem contribuir para a desidratação.

Quando as razões por trás do nariz rachado se relacionam a fatores não patológicos, o melhor a fazer é deixá-lo voltar ao seu estado natural. Geralmente, o cão tende a voltar a lamber quando sente o ressecamento.

Fazer uma lavagem diária adequada costuma ser suficiente. A lavagem local do nariz pode ser incômoda se for feita com uma mangueira. Por isso, o melhor a fazer é usar uma esponja ou pano úmido para umedecer a área. Deve-se evitar o uso de talco ou sabões que possam irritar e piorar os sintomas.

Em alguns casos, a vaselina ou pomadas especiais podem ajudar a reverter a situação mais rapidamente, mas elas sempre devem ser recomendadas por um profissional.

Doenças que contribuem para o ressecamento nasal

Além das causas acima, existem doenças cujos sintomas incluem o nariz rachado. Entre as menos prejudiciais se destacam as alergias ao pólen, mofo ou qualquer produto químico ou alimentício.

Nesses casos, o ressecamento pode ser acompanhado de coceira e vermelhidão, que serão aliviados com o uso de anti-histamínicos ou esteroides nos casos mais graves.

Cachorro com infecção no nariz

As doenças mais prejudiciais ligadas às rachaduras são as do tipo autoimune, tais como lúpus ou pênfigo. Para o seu diagnóstico, são necessários exames de sangue, urina e uma biópsia do nariz.

Diante desta situação, o veterinário vai prescrever medicamentos imunossupressores, tais como a prednisona.

Em geral, é possível suspeitar da existência de uma doença grave quando há sangramento, secreções esverdeadas, protuberâncias ou espessamento excessivo.

Ao mesmo tempo, para além dos aspectos físicos do animal, é interessante que os donos observem sintomas fisiológicos ou comportamentais. A presença de vômitos, diarreia, letargia, falta de apetite ou coceira excessiva são alguns dos mais comuns.

Diante de um nariz rachado ou de qualquer alteração na aparência de um animal de estimação, é preciso ficar atento. As informações fornecidas pelos donos ao veterinário são fundamentais para determinar os exames mais adequados para o diagnóstico.

  • Carter, L. (2018). PetCarrierVerdict. My Dog’s Nose is Dry and Cracked – What Should I Do? Recuperado de https://www.petcarrierverdict.com/dogs-nose-is-dry-and-cracked/
  • Lee, J. A. (2014). PetHealthNeatwork. Does a Dry Nose Equal A Sick Dog? Recuperado de http://www.pethealthnetwork.com/dog-health/dog-diseases-conditions-a-z/does-a-dry-nose-equal-a-sick-dog
  • Wooten, S. (S.f). PetMD. Is Dry Nose a Sign of Illness in Dogs? Recuperado de https://www.petmd.com/dog/conditions/respiratory/dry-nose-sign-illness-dogs#