O que devo escolher? Ração seca ou comida enlatada para cães e gatos?

Pensar em que tipo de comida devemos dar a nosso animal de estimação é uma pergunta que todos nós nos fazemos quando decidimos ter um animal de companhia pela primeira vez. No entanto, antes de tomar uma decisão entre comprar ração seca ou comida enlatada (ração úmida) para o nosso bichinho, devemos ter noção das vantagens de desvantagens de cada uma.

Em outros artigos, já falamos sobre as vantagens da ração. Também já dissemos que misturá-la com alimentos crus ou enlatados pode ser prejudicial para nossos animais de estimação. Vamos ver a seguir os prós e contras de ambos.

Características das comidas enlatadas

Uma das maiores vantagens das comidas enlatadas é que o seu cão as adora. Mas isso não significa que sejam boas para ele. Dependendo do cão, ele pode comer em maior ou em menor quantidade.

Por exemplo, se você tiver um animalzinho sedentário, como esse tipo contém um alto teor de gordura, ele poderá ficar obeso.

É claro que estamos falando de uma dieta que conta exclusivamente de comidas enlatadas. Isso não quer dizer que não possa oferecer esse mimo para o seu cão de vez em quando.

Mas aconselhamos que você compre comidas enlatadas de boa qualidade. As mais baratas costumam ser preparadas com restos de comida e não irão beneficiar nem um pouco o seu cão. Outra desvantagem é que a sua digestão será mais lenta, diminuindo o nível de energia do seu amigo de quatro patas.

Características da ração

A ração é feita para suprir as necessidades nutricionais do seu peludo. Além disso, propicia uma digestão fácil e rápida que favorece a flora intestinal do animal. É também excelente para a sua dentição, pois, além de limpar e fortalecer os seus dentes, mantém o hálito fresco.

A ração seca foi especialmente pensada para os cães. Ela contém tudo que os cães necessitam para o seu dia a dia. Por isso, não pense “coitadinho, ele só fica comendo comida seca”. Além disso, de vez em quando você pode dar para ao seu bichinho um pouco de comida enlatada ou alguma carne, presunto que você consumir em casa. Mas, lembre-se, isso não pode exceder 10% da dieta diária do seu animal.

Ração ou comida enlatada? Não se engane, o seu cão não fica enjoado de ração

Se o seu cão come ração normalmente, não é necessário mudar, sobretudo se ela for de boa qualidade. Os cães costumam demonstram muita sensibilidade diante de mudanças alimentares.

Não é só porque eles nos pedem comida enquanto estamos cozinhando ou comendo alguma coisa que significa que eles estão enjoados de comer ração. Pelo contrário, eles agem assim porque estão acostumados a comerem o máximo que puderem, já que não sabem quando irão comer novamente.

O melhor a se fazer é educar o seu cão para que ele não fique pedindo comida enquanto você come. E, é claro, não deixe ele entrar na cozinha enquanto você estiver cozinhando.

Mas, então, ração seca ou comida enlatada?

Como você já viu neste artigo, a ração é a comida mais recomendável para o seu animal de estimação, mas ela nem sempre é a melhor opção. É muito importante saber o estado de saúde do seu cão ou do seu gato, já que, dependendo dele, talvez a comida enlatada seja a mais recomendável.

Por exemplo, em animais com problemas no sistema urinário ou com prisão de ventre, as comidas enlatadas podem ajudar a resolver esses problemas. Além disso, as comidas enlatadas podem ser escolhidas da mesma forma que a ração, de acordo com a idade, alergias, sensibilidade e, inclusive, para combater alguma doença.

O melhor, como sempre, é consultar o seu veterinário para que ele especifique o tipo de alimentação que você deve oferecer ao seu animal de estimação.

Lembre-se sempre de dar uma olhada no rótulo dos alimentos e na data de vencimento. E, sobretudo escolha um fabricante confiável e que ofereça produtos de qualidade. Se você seguir esses conselhos, irá proporcionar ao seu animal uma boa alimentação e uma saúde magnífica.

Recomendados para você