O que fazer se um filhote morde tudo?

Em seu estágio de crescimento, os filhotes estão desenvolvendo seus dentes e, com a mordida, acalmam a dor e os mantêm fortes.

Quando adotamos o nosso filhote, ele parecia tão calmo… mas isso mudou assim que cresceu um pouco e ganhou confiança em nós. Se o seu filhote morde tudo, você precisará de alguns conselhos para resolver esse mau hábito dele, e é para isso que estamos aqui!

Por que meu filhote morde tudo

Antes de agir, é essencial saber por que um filhote morde tudo, porque entender isso nos ajudará a ter paciência e a sermos mais compassivos com ele, o que facilitará o aprendizado.

Morder tudo faz parte do seu desenvolvimento cognitivo e é o caminho para desenvolver o seu maxilar, para conhecer o que o rodeia, para examinar cheiros e texturas. É como quando um bebê começa a engatinhar e quer pegar em tudo.

Por outro lado, quando nos filhotes os dentes começam a nascer, eles precisam morder para evitar a dor e fortalecê-los. Se um filhote é extremamente ativo ou não recebe a atenção necessária, é possível que ele morda tudo como uma solução para o tédio.

filhote morde tudo

Na verdade, morder é uma das primeiras coisas que o filhote começa a fazer quando nasce. Ele morde seus irmãos e sua mãe, e isso, ao mesmo tempo, ensina-o a controlar sua força e onde o limite de suas mordidas deve estar.

Apesar desse treinamento, é possível que a mordida continue a fazer parte de sua vida diária e que ele comece a fazê-lo com tudo o que encontrar na casa. Como evitar isso? Siga estas dicas.

O que fazer se seu filhote morde tudo

Você não sabe o que fazer para impedir que seu filhote morda seus sapatos, sua mobília ou seu sofá. Ele parece ser um destruidor de tudo o que cruza seu caminho, e isso cria um estado de nervos em você, assim como desgaste econômico. Calma, tudo tem uma solução, com paciência e um pouco de esforço.

filhote morde mão do dono

A socialização é essencial

É necessário que desde pequeno o cão se relacione com outros congêneres. Lembre-se de que sua fase de imprinting deverá ser bem-feita, portanto, não aceite levar para casa um filhote com menos de três meses de vida, que é o tempo recomendado. Permanecer o tempo suficiente com sua mãe e irmãos ajudará a fazer com que ele saiba como agir corretamente e controlar a mordida.

Se isso já não é mais uma solução para você, dê a oportunidade de seu filhote interagir com outros cães pequenos e adultos. Os pequenos despertarão sua sensibilidade e os adultos os ensinarão a se controlar. Por outro lado, o animal se sentirá preenchido e menos entediado e nervoso, o que acalmará seu desejo de morder tudo.

Alimente-o com as mãos

Cães sabem muito bem quando machucam uma pessoa ou animal. Se você o alimentar com suas mãos, será capaz de educá-lo pouco a pouco. Use palavras suaves ao levar a comida até a boca dele, para que ele morda mais suavemente.

Se a qualquer momento ele te machucar, grite. Isso irá lembrá-lo de sua primeira fase da vida junto com seus irmãos, que gritariam se fossem mordidos duramente.

Ofereça brinquedos

Hoje existem muitos brinquedos no mercado que servem para o desenvolvimento dos dentes do seu filhote. Pergunte à loja quais podem ser os mais adequados, de acordo com o tamanho e a idade do seu animal de estimação, e dê ao seu pet a chance de ir embora com eles.

O uso de repelentes

Existem produtos que emitem um odor desagradável para animais de estimação, e que não são prejudiciais a eles. É claro que, antes de escolher um, deixe claro na loja ou na clínica veterinária que seu cão ainda é um filhote e especifique seu tamanho e idade. Aplique o produto nas áreas que ele gosta de morder e faça isso regularmente, até ver que ele não se aproxima mais de lá.

Se você seguir estas dicas, verá como conseguirá que seu filhote pare de morder tudo. Depois de alguns meses, ele deixará de fazê-lo naturalmente. É importante que se leve em conta que esse estágio faz parte do seu crescimento.

Recomendados para você