Onde você pode adotar um cão na sua cidade?

A adoção de um animal de estimação é uma responsabilidade que você não pode assumir de forma impensada. Se você deseja ter esse compromisso com um ser vivo que irá de encher de amor e será fiel a você pelo resto dos seus dias, você deve levar em conta algumas questões importantes. Você quer saber onde adotar um cão na sua cidade? Então, continue lendo este artigo.

Adotar um cão: aspectos imprescindíveis

Nosso desejo é que todos os animais possam desfrutar de um lar carinhosos. Apesar de não podermos levar todos os animaizinhos para casa, pelo menos podemos mudar a vida de um deles. Adotar um cão é algo muito sério porque se trata de uma responsabilidade que dura vários anos. Isso não é a única coisa que você deve levar em consideração. Não podemos nos desfazer de um animal quando nos aborrecemos.

Quando contemplamos a possibilidade de adotar um animal de estimação, muitas vezes não sabemos bem onde encontrar esse ser maravilhoso que irá mudar a nossa vida para sempre. Não é tão complicado encontrar um lugar onde os animais estejam à espera de uma família. 

Existem várias fundações espalhadas por todo o Brasil. No entanto, nem todas elas são legalizadas. É importante que você consulte as condições do abrigo para saber se mantêm os cães em condições adequadas e que seguem as regulamentações estatais.

A plataforma Pedigree

Além disso, em alguns países como Colômbia, México, Chile e Argentina existe uma plataforma criada pela marca de alimentos Pedigree. Ela conta com uma grande base de dados de abrigos e estabelecimentos que oferecem cães para adoção.

Se você colocar a sua cidade, irá aparecer uma lista de lugares onde você poderá buscar um animal de estimação. É muito simples, já que você pode filtrar por localidade, características do animal, tamanho, idade, sexo ou condição especial.

A decisão de adotar um cão ou um gato deve ser muito bem pensada. Para que tanto o animal como você possam aproveitar essa nova amizade. Por exemplo, é fundamental contar com espaço e com tempo para cumprir com as necessidades básicas do animal.

Outra questão muito importante é cumprir certas garantias. Em muitos abrigos de cães, eles não colocam os cães para adoção até se certificarem que o bichinho estará em boas mãos no seu novo lar. Por isso, eles exigem que os solicitantes completem uma inscrição que é analisada por um profissional.

Se ele considerarem que você está apto para adotar um animal de estimação, o processo continua durante mais um tempinho. Logo, um especialista que tem um papel de “assistente social” irá visitar a sua casa para ver se o animal está sendo bem cuidado e alimentado. Assim, observa também se ele se adaptou ao seu novo lar (sobretudo, se tiver outros cães ou crianças).

As redes sociais irão te ajudar a adotar um cão

Nos dias de hoje, a tecnologia nos ajuda em tudo. As redes sociais são uma plataforma ideal para encontrar animaizinhos que precisam de um lar. A maioria dos abrigos conta com um perfil no Facebook, onde colocam imagens dos seus integrantes e dos recém-chegados.

Em todas as publicações, eles costumam indicar os dados básicos do cão. Por exemplo, sexo, idade, tamanho, condição (se ele sofreu algum acidente, se tem alguma doença, se é recém-nascido, etc) e a informação de contato para que você possa ir até o lugar e encontrar com o seu novo melhor amigo ao vivo.

Portanto, uma boa ideia para adotar um cão é procurar nas redes sociais os abrigos próximos à sua casa e ficar ligados nas publicações. Existem dezenas de associações protetoras dos animais que também precisam de voluntários. Essa pode ser uma excelente maneira de estar em contato com os bichinhos. Assim, você poderá levar para casa aquele cãozinho que você se apaixonar à primeira vista.