Os animais de estimação também podem doar sangue

Todos os dias, diversos bancos de sangue salvam a vida de muitos animais de estimação que precisam de uma transfusão de sangue. A solidariedade e generosidade dos donos dos cães e gatos é fundamental, e doar sangue está ao alcance de muitos animais.

Através da doação de sangue podemos salvar vidas de cães e gatos

As transfusões de sangue urgentes nos cães e gatos podem ser realizadas devido a diversos motivos: intoxicações, anemias, acidentes que provoquem muita perda de sangue, etc. Se o veterinário tiver acesso a um banco de sangue, as possibilidades de salvar a vida do animal necessitado aumentam.

Como os bancos de sangue funcionam?

Assim como ocorre com os bancos de sangue humanos, um banco de sangue é um lugar onde o sangue fica armazenado, processado e conservado, como objetivo de utiliza-lo depois em cães, gatos ou em qualquer tipo de animal de estimação.

É importante garantir a qualidade do sangue armazenado, uma vez que irá interferir na saúde dos animais que irão recebê-lo.

O sangue que é utilizado para transfusões deve ser da mesma espécie e do mesmo grupo do animal recebedor. 

No que se refere às supostas transfusões entre animais e pessoas, não há compatibilidade. O sangue humano não é compatível com um cão ou com um gato, nem o contrário.

Nos dias atuais, há cinco bancos de sangue para animais na Espanha, tanto públicos como provados, em Madri, em Valência e em Barcelona. Além disso, é possível obtê-lo em algumas clínicas e hospitais de animais que contam com os próprios doadores e reservas, sem necessidade de acudir a um banco de sangue.

O banco de sangue de animais em Madri e em outros lugares

Algo é inegável: na Espanha, as pessoas não sabem muito bem qual o objetivo das doações de sangue para animais.

O banco de sangue de Madri é o único a nível nacional que trabalha com outros animais além dos cães e dos gatos. Por exemplo, com os coelhos, com os cavalos, etc.

Alguns exemplos de bancos privados e públicos para a doação de sangue de cães e gatos são:

  • O hospital da Faculdade de Veterinária de Madri da Universidade Complutense.
  • O hospital da Faculdade de Veterinária da Universidade Autônoma de Barcelona.

Alguns centros privados são:

  • Banco de Sangue Canino de Valência.
  • Centro de Transfusão Veterinário de Madri.
  • Hospital Veterinário de Maresme.

Quais tipos de animais podem doar sangue?

À princípio, os animais de estimação que podem doar sangue são os cães que tenham mais de 20 quilos, que estejam saudáveis. Além disso, os gatos que tenham uma saúde boa e que tenham mais de 4 quilos.

Também é levada em consideração a idade. O animal doador, cão ou gato, não deve ter menos de um ano nem mais de dez anos de idade. 

Para comprovar que esses animais não são portadores de nenhuma doença sanguínea, uma análise é feita neles antes de começar a transfusão. Uma vez que termine a doação, os doadores farão parte do banco de dadas. O dono do animal doador não recebe nenhuma compensação financeira.

O processo de doação de sangue em um cão ou em um gato dura em torno de meia hora. O ideal é que o animal doador seja tranquilo. Caso contrário, é preciso aplicar uma rápida sedação. Esses animais poderão voltar a doar depois de oito semanas.

Em cada doação, é extraído do cão por volta de 450 mililitros. Mas como isso é feito? A resposta é simples. O animal é colocado em uma mesa, geralmente de barriga para cima, retira-se o pelo da área do pescoço e introduz-se uma agulha, que irá extrair o sangue.

Alguns animais podem se sentirem fracos depois da doação. Mas a maioria deles não têm nenhum tipo de reação. Com somente uma doação, seu animalzinho poderá salvar a vida de outros bichinhos.

O sangue do animal doador será rapidamente regenerado. Não é nenhum pouco prejudicial para a saúde dos animais de estimação.

Grupos sanguíneos, doar sangue entre os animais de estimação

Os cães possuem oito grupos sanguíneosDentre eles, um é considerado o universal, compatível com todos os outros. No caso dos gatos, só há três grupos sanguíneos diferentes. O mesmo acontece com as pessoas, a análise é a forma de conhecer o grupo sanguíneo.

Recomendados para você