Por que meu cachorro não come quando não estou com ele?

Às vezes, quando você passa um tempo fora e volta para casa, percebe que seu amigo canino nem experimentou sua comida e se pergunta por que ele não come quando você não está com ele. Este artigo lhe dará as respostas.
Por que meu cachorro não come quando não estou com ele?

Última atualização: 08 dezembro, 2021

A hora da refeição é um momento importante na vida do seu cão, sendo inclusive uma atividade que ele gosta. No entanto, pode acontecer de você sair de casa e seu animal nem tocar na comida até que você retorne. Surge então a seguinte pergunta: por que meu cachorro não come quando não estou com ele?

É provável que essa situação se deva a um dos motivos que este artigo apresentará a você a seguir. Então preste atenção. Só assim você saberá o que fazer para que o seu cão consiga comer, mesmo que você não esteja em casa ou perto dele.

Razões pelas quais meu cachorro não come quando não estou com ele

Quase sempre há explicações lógicas para os comportamentos dos cães. Nesse caso, não comer durante a ausência do tutor pode estar relacionado à insegurança ou a algum distúrbio. Entender isso é fundamental saber quais medidas tomar diante de um aspecto tão importante como a alimentação dos cães. Aqui estão algumas razões para isso.

Cães comendo.

Natureza sociável

Para começar, é preciso destacar que os cães são animais sociáveis, ou seja, gostam de estar em companhia e se sentem à vontade quando há pessoas e outros animais de estimação por perto. Devido à sua natureza, eles preferem se alimentar em grupos ou matilhas (como os lobos). Por essa razão, seu animal de estimação pode não se sentir confortável comendo sozinho.

Costume

Por outro lado, pode ser que seu cão não coma quando você não está com ele porque se acostumou. Os hábitos ou comportamentos do cão dependem da educação que você fornece ao longo de seu desenvolvimento. Se você normalmente está presente durante as refeições do seu animal de estimação, ele pode decidir não provar sua comida até que você esteja por perto.

Ansiedade de separação

Além do acima exposto, a ansiedade de separação também pode ser a razão de seu animal de companhia não comer se você não estiver presente. Esse distúrbio provoca mudanças no comportamento do cão, pois ele não se sente confortável em ficar sozinho. Se você estiver longe de casa, seu cão pode se sentir doente e perder a vontade de comer.

A ansiedade da separação pode não apenas perturbar o padrão alimentar do seu animal de estimação, como também é capaz de fazer o cão latir mais do que o normal, ser destrutivo ou até mesmo se machucar. Portanto, é importante detectar e tratar esse problema de forma que não afete o bem-estar do seu cão.

Medo

Outro motivo para a pergunta “por que meu cachorro não come quando não estou com ele?” é medo. Talvez seu amigo se sinta inseguro ou desprotegido diante de qualquer ruído ou situação que considere perigosa enquanto está sozinho. Em outras palavras, o comportamento temeroso do cão pode fazer com que ele prefira não comer até que você esteja com ele.

Se o seu cão estiver com medo, ele pode buscar um abrigo ou um lugar onde se sinta seguro até você chegar em casa. É necessário enfrentar esse problema antes que se torne crônico, pois os efeitos do estresse sobre o animal podem afetar seriamente sua saúde.

O que fazer para meu cachorro comer quando não estou com ele?

Embora existam diferentes razões para explicar por que seu cão não come se você não está com ele, também existem várias soluções para esse comportamento. Lembre-se de que a dieta é fundamental para o seu animal: ele não deve ser obeso, mas também não é bom que esteja desnutrido.

Ressalta-se que, em primeiro lugar, seria bom consultar um profissional que entenda o comportamento dos caninos. Dessa forma, pode ser mais fácil descobrir por que seu amigo não está comendo se você não estiver com ele. Por sua vez, o etologista vai ensinar a combater o agente causal.

Além disso, lembre-se de que a educação é essencial e influencia os costumes e hábitos do seu cão. Por isso, ensine-o desde filhote a comer sua comida sem você estar sempre presente. Estabelecer um horário para as refeições como parte de sua rotina pode ser útil, ajudando o animal a se sentir seguro (mesmo quando você não está em casa).

Se você estiver saindo, não se despeça de forma dramática do seu amigo, mas certifique-se de que ele esteja calmo e relaxado durante o processo. Por outro lado, também é importante que você mude a localização do seu comedouro caso ele não goste do local onde está localizado ou se estiver gerando algum tipo de medo e desconforto.

Um cachorro come carne com alecrim.

Enfim, o ideal é que você compartilhe o tempo com seu animal de estimação para que ele não assimile que a hora das refeições é o único momento que pode passar com você. Não se esqueça de que o seu cão precisa de atenção, carinho e cuidado para se sentir seguro e feliz como parte da família. Comer bem é essencial para cumprir sua expectativa máxima de vida.

Pode interessar a você...
Tipos de ração para cães: 5 coisas que você deve saber
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Tipos de ração para cães: 5 coisas que você deve saber

Existem diferentes tipos de ração para cães disponíveis no mercado. Mas será que sempre foi assim? Os cães mantiveram sua dieta de sempre?