Por que meu cachorro me segue até o banheiro?

O fato de o seu cão seguir você até o banheiro pode parecer lisonjeiro nas primeiras vezes, mas se torna um problema se continuar ao longo do tempo. Descubra a que se deve esse comportamento.
Por que meu cachorro me segue até o banheiro?

Última atualização: 30 Julho, 2021

Você já se perguntou por que seu cachorro segue você até o banheiro? Se sim, continue lendo. Os canídeos são animais com comportamentos gregários que às vezes são difíceis de explicar, ainda mais se viverem em um ambiente doméstico sem outros cães. Por mais que tenham se acostumado à vida em um ambiente fechado, suas impressões genéticas continuam a ditar certos comportamentos aparentemente sem fundamento.

Em qualquer caso, existem muitos preconcepções errôneas sobre o comportamento hierárquico dessa espécie. O lobo (Canis lupus) e o cão doméstico (Canis lupus familiaris ou Canis familiaris) têm uma organização clara e isso explica a sua forma de agir, mas não em sua totalidade ou como habitualmente se pensa. Se você deseja saber mais sobre o assunto, está no lugar certo.

Por que meu cachorro me segue ao banheiro?

Nas primeiras vezes que seu cão segue você até o banheiro pode parecer um comportamento adorável. Afinal, o animal está tentando mostrar a você que busca estar ao seu lado, algo que todo tutor quer sentir quando tem um animal de estimação. Perceber que o amor e a apreciação são correspondidos é uma das mais belas sensações que se pode sentir ao ter um cão em casa.

No entanto, em longo prazo, pode se tornar um problema. Se seu cão o segue e não permite que você coma, descanse ou tenha privacidade no que diz respeito à higiene, você pode se sentir sufocado e ficar pensando sobre o que está fazendo de errado. Os canídeos que não se separam de seus tutores são conhecidos como cães velcro e sua condição pode ter várias origens.

O fato de seu animal de estimação não se separar de você pode ser algo relativamente normal ou se transformar em um quadro patológico emocional. Aqui estão alguns motivos pelos quais seu cão pode seguir você até o banheiro.

 

Um cachorro perto de produtos de limpeza.

As impressões genéticas no comportamento canino

Se o seu cão o segue esporadicamente até o banheiro, o mais lógico é atribuir essa ação ao comportamento de matilha ou pack mentality. Conforme indicado pela National Wildlife Generation, os lobos, seus ancestrais diretos, se organizam em grupos de 15 a 30 indivíduos e estão em constante comunicação e socialização. Como animais gregários, os canídeos buscam companhia quase continuamente.

Os treinamentos baseados nas dinâmica de hierarquia pressupõem que os cães estão em uma constante “batalha” para se estabelecerem como dominantes na família. Se presumirmos que esse é o comportamento dos cães, seria fácil pensar que o animal está “controlando” você ou que está tentando ficar à sua frente, seguindo-o até o banheiro.

Nada está mais longe da realidade. De acordo com o site VCA Hospitais, a suposta dominância canina não tem base científica, pois nem mesmo os lobos tentam sujeitar membros de sua matilha com comportamentos desafiadores ou agressivos. Seu papel é mais paternal do que de liderança, conceitos que se tornaram muito confusos com o tempo.

Então, por que seu cachorro está seguindo você até o banheiro? A resposta principal é simples: porque ele quer ter certeza de que você está bem. Devido à sua mentalidade de matilha, ele o acompanha para que você chegue ao seu destino com segurança, não para mostrar domínio ou controlar suas ações.

Hoje em dia, os treinamentos baseados na negação da hierarquia são considerados malsucedidos e, até certo ponto, cruéis. Os cães não procuram dominar os outros membros da família.

Reforço positivo

Às vezes, é o próprio tutor que incentiva inconscientemente certos comportamentos do animal. Por exemplo, se seu cão segue você e você retribui com amor ou comida todas as vezes, ele associará esse ato a algo positivo e ficará propenso a repeti-lo. Esse mecanismo é um condicionamento ou reforço positivo.

Partindo dessa premissa, um cão pode associar a ida ao banheiro a algo positivo e acompanhá-lo no processo para receber sua recompensa. Nesses cenários, geralmente é suficiente não retroalimentar o comportamento se você quiser que ele pare. Caso isso não funcione, é necessária a ajuda de um educador canino.

Curiosidade

Os cães têm 300 milhões de receptores olfativos em seu aparelho nasal, em comparação com 6 milhões dos humanos. Isso significa que eles são capazes de cheirar 40 vezes melhor do que nós, mas suas habilidades cognitivas não param por aí. Os canídeos podem ouvir sons de até 65 kHz de frequência, imperceptíveis para o Homo sapiens.

Além de relembrar uma série de fatos curiosos sobre os cães, queremos enfatizar que esses animais não percebem o mundo como nós. Um momento de alívio no banheiro para um humano pode significar uma variedade de cheiros e percepções para um canídeo, por mais desagradável que possa parecer. Portanto, o motivo da atração pode ser a estimulação sensorial.

A ida ao banheiro e a ansiedade da separação

O termo “ansiedade de separação” é um dos mais temidos por tutores experientes em cuidados com filhotes. Se o seu cão o segue até o banheiro, pode ser um comportamento normal, mas se ele não desgruda de você e exibe sintomas óbvios de dependência, é provável que esteja desenvolvendo um problema emocional.

Para separar o que é patológico do que é rotineiro, aqui estão alguns sintomas de ansiedade de separação em cães:

  • Extrema ansiedade quando o tutor vai sair de casa. Esse sentimento é canalizado na forma de destruição de móveis, choro, micção e defecação incontroláveis e até mesmo autolesões.
  • Necessidade de contato físico com o tutor. Os cães mais dependentes estão constantemente em busca de carinho e segurança.
  • Segue o tutor em todos os momentos. Seja no banheiro ou em qualquer outro cômodo, o fato de o cão seguir continuamente seu tutor pode ser um sinal de ansiedade de separação.

 

Um cachorro no banheiro.

Resumindo, se seu cão o segue até o banheiro, a resposta mais provável é que seja por causa de sua mentalidade de matilha. No entanto, se esse comportamento for acompanhado por outras ações problemáticas, pode ser um quadro de ansiedade de separação. Na dúvida, procure um bom profissional.

Pode interessar a você...
Como dar banho em um cão no inverno
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Como dar banho em um cão no inverno

Dar banho em um cão no inverno pode ser uma tarefa complicada. Devemos ter muito cuidado para ele não ficar doente! Saiba mais neste artigo.