Razões para amar os cães de grande porte

Os cães de grande porte enfrentam certos preconceitos que nem sempre têm razão de ser. Embora não pareça, a altura de um cão de grande porte facilita o adestramento. Além disso, eles são os cães mais adequados para conviver com as crianças.

O caráter e a personalidade dos cães de grande porte

Autores: Bella e George Burton

Uma das razões para amar um cão de grande porte, independente da estrutura ou do tamanho do cão, é o seu comportamento. Sendo assim, existem cães de grande porte que se movem menos que cães de pequeno porte dentro de casa.

Outro mito é que os cães de grande porte não podem viver em um apartamento ou em uma casa pequena. No entanto, independentemente do tamanho do cão de grande porte, existem animais enormes que se adaptam logo a um apartamento ou a outro tipo de moradia com pouco espaço. 

A altura do cão também não irá influenciar de forma decisiva sua personalidade. Existem diversos outros fatores que influem no seu caráter. É o caso da raça ou dos cruzamentos entre vira-latas.

A personalidade do dono também é uma variante importante para adotar um cão pequeno ou um cão de grande porte. Imagine a seguinte situação: o dono adora longos passeios e passa muito tempo ao ar livre. Nesse caso, o ideal será um cão com um bom tamanho, dinâmico, ativo e vigoroso.

Um cão de grande porte para as crianças

As crianças também podem ser o ponto de inflexão necessário na hora de tomar a decisão para adotar um cão. Existem animais de tamanho mais adequado que outros. Leve isso em consideração na hora de adotar um pet que vai conviver com os seus filhos.

Se você tiver um bebê em casa, ele poderá dar os primeiros passos se segurando no seu amigo de quatro patas. Lembre-se de que, se você tiver crianças, normalmente os cães muito pequenos não são os mais adequados para interagir com elas. O seu tamanho faz com que sejam muito vulneráveis, e podem sofrer com crianças travessas.

É claro que um cão de grande porte irá sofrer muito menos se a criança da casa se jogar em cima dele, agarrá-lo, etc.

O melhor adestramento do cão de grande porte

Hoje em dia, o ritmo de vida que todos nós levamos pode tornar mais fácil optar por um cão de grande porte, ou de uma estrutura grande. Uma pessoa dinâmica, como vimos anteriormente, que ama esportes ao ar livre ou longos passeios, pode descobrir em um cão de grande porte o seu companheiro perfeito.

Outro detalhe importante é que o fato de um cão alto olhar o dono quase da altura dos seus olhos. Essa é mais uma característica que demonstra que os cães de grande porte são mais fáceis de adestrar.

O carro e o transporte

Todo mundo sabe que nem todas as famílias podem transportar um cão de grande porte de um lugar para outro, se têm o costume de viajar. Não é a mesma coisa levar um cão pequeno e um de grande porte.

Idade e constituição física do dono

A idade do cão que irá ser adotado e a sua capacidade física são outras razões que podem pesar na balança a favor ou contra na hora de escolher um cão de grande porte. Não é simples uma pessoa cuidar de um animal de grande envergadura.

Dessa forma, um cão que pesa por volta de 35 quilos não pode ser controlado por qualquer pessoa. Se o indivíduo for idoso e não tiver a força necessária, será muito difícil passear com o animal.

Os cães de grande porte são mais carinhosos?

Dizem que os cães de grande porte são, em muitos casos, mais afetuosos que os de pequeno porte. Isso porque os cães de pequeno porte são muito nervosos. Nesse caso, é mais difícil para eles estabelecer um vínculo forte com o seu dono.

As estatísticas afirmam que os cães de grande porte manifestam o amor pelos seus donos com mais facilidade que os pequenos. Por exemplo, algumas raças de cães grandes conhecidas pelo seu excelente caráter afetuoso são o dálmata, o terra nova e o labrador retriever.

Uma proteção melhor

Se estamos procurando um cão para ajudar na proteção e na segurança, o cão ideal é de grande porte. Os cães de maior envergadura e de aspecto físico maior intimidam mais os estranhos. Eles também estão acostumados a exercer o trabalho de proteção há séculos.

Recomendados para você