4 recomendações para que seu cachorro não sofra com as ondas de calor

Ao conhecer essas dicas para cuidar de seus cães durante as ondas de calor, você saberá como agir em favor da saúde deles.
4 recomendações para que seu cachorro não sofra com as ondas de calor
Sebastian Ramirez Ocampo

Revisado e aprovado por veterinário e zootécnico Sebastian Ramirez Ocampo.

Última atualização: 01 fevereiro, 2023

Hoje queremos oferecer uma série de dicas para que você possa ajudar os cães a enfrentar as ondas de calor que atingem o mundo em tempos de mudança climática.

Assim como acontece com você, o calor excessivo faz com que os cães se sintam mal. Inclusive, se não forem hidratados e bem cuidados, podem morrer do que é conhecido como insolação. A seguir, detalharemos melhor o tema.

4 dicas para ajudar os cães durante as ondas de calor

As ondas de calor estão se tornando mais frequentes e seus efeitos afetam todas as espécies vivas, inclusive a própria Terra. Se você tem animais de estimação, é conveniente se lembrar dessas dicas para saber como tornar a vida deles mais suportável e saudável nesses momentos.

Os tapetes são uma excelente opção para refrescar o seu cão.

1. Use uma esteira de resfriamento

As esteiras de resfriamento para cães são refrescantes, ou seja, esfriam gradualmente, fazendo com que a temperatura corporal do animal se regule. Além disso, são resistentes à água e a limpeza é muito simples, basta limpá-las com um pano úmido com um produto de limpeza não abrasivo. Para complementar a sua utilização, você deverá colocar a esteira em um local fresco e adequado.

O bom funcionamento da esteira dependerá do seu bom manuseio. Ao usá-la pela primeira vez, deve-se distribuir o recheio com os dedos até que fique uniforme. Lembre-se de não expô-la à luz solar direta e de não usá-la em um ambiente frio.

2. Garanta a hidratação do peludo

Esta é uma das dicas mais importantes, você deve manter seu cão sempre bem hidratado. O animal deve ter água à sua disposição 24 horas por dia, sempre fresca e limpa.

Use fontes ou bebedouros automáticos que oxigenam a água e mantêm uma temperatura agradável, motivando os cães a bebê-la com prazer. É importante que, se estivermos falando de água estagnada, você a troque de vez em quando para que não fique quente.

3. Ajude o cão a se refrescar durante as ondas de calor

Outra forma de ajudar seu cachorro a se refrescar é com o uso de um ar-condicionado ou ventilador que mantenha o ambiente fresco.

Um pouco ligado à dica anterior, adicione alguns cubos de gelo à água do cão. Isso não é prejudicial e muitos deles gostam bastante. Se estiver fora de casa, ofereça-lhe água e use um pouco para molhar o rosto e o corpo do animal.

Uma das dicas inclui refrescar o cachorro.

4. Se for um cachorro de pelo comprido, é hora de cortar

Quando falamos de cachorros de pelo comprido, é conveniente dar banho neles e mandar cortar seu pelo. A ideia é deixá-los com um corte baixo que os impeça de suar e esquentar demais.

Claro, não exagere, deixar seu cachorro com a pele muito exposta fará com que os raios solares queimem, causando lesões.

Você tem outras dicas para cuidar de cães durante uma onda de calor?

Compartilhamos quatro dicas simples com as quais você pode cuidar de seus cães durante as ondas de calor. São animais muito sensíveis e as altas temperaturas podem causar falhas em seu organismo e levá-los à morte.

Evite problemas de saúde e consulte também seu veterinário de confiança. Ele saberá quais outras dicas oferecer para os cuidados específicos com o seu peludo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Affinity petcare. Golpes de calor en mascotas. Cómo evitarlos.
  • Jennifer K. Vanos, Ariane Middel, Michelle N. Poletti & Nancy J. Selover (2018) Evaluating the impact of solar radiation on pediatric heat balance within enclosed, hot vehicles, Temperature, 5:3, 276-292.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.