Técnicas de relaxamento para nosso cão

Sim, os animais também precisam relaxar. Mesmo que você não acredite, são muitos os fatores que podem deixá-lo nervoso ou estressado. Mas não pense que custará muito dinheiro. Conheça técnicas de relaxamento que você poderá fazer em casa, de maneira cômoda e sem esforço.

De acordo com um psicólogo, os animais demonstraram, ao longo do tempo, ser um refúgio para quando estamos tristes ou angustiados. Por isso, não custa nada fazer um agrado e ajudar a fortalecer o relacionamento entre vocês dois.

Principais técnicas de relaxamento para nossos animais

São várias as técnicas de relaxamento que podemos aplicar em cães e que podem ser feitas em casa.

Ioga para cachorros

Fonte: http://news.urban360.com.mx
Fonte: http://news.urban360.com.mx

Assistimos há alguns meses ao vídeo de um cãozinho que fazia ioga com seu dono. Era uma delícia ver os dois praticando a atividade. Pois bem, o ioga é algo que você pode fazer em casa com o seu peludo. Explicamos como.

  • Primeiro, massagear a cabeça muito suavemente, fazendo movimentos circulares nas têmporas do animal para que ele se livre das tensões.
  • Depois, parta para as orelhas, pois elas são muito sensíveis e, embora ele possa não gostar no princípio, no final ficará muito mais tranquilo. Não há nada melhor que uma sessão de carícias.
  • Passar a palma da mão por sua cabeça, de cima para baixo, algo que o fará se lembrar da língua da mãe quando era filhote.
  • Esticar as patas, segurando-as pela parte inferior e movimentando suavemente as articulações.
  • Segurá-lo pelos quadris e levantar as patas traseiras para ajudá-lo a se alongar e relaxar a coluna vertebral.

Natação

O verão incomoda os cães, que não gostam de calor e de passar a maior parte do tempo sozinhos em casa. Para remediar essa situação e para que ele se refresque e relaxe, aconselhamos uma ótima técnica: a natação.

Não importa o tamanho do seu bicho de estimação, seu animal poderá aproveitar divertidas aulas de natação que surgiram em Los Angeles e que estão ficando mais populares na Europa. Além disso, os donos interagem com os animais, que ficam exaustos e completamente relaxados.

Massagens

As massagens também ajudam nosso cão a relaxar. No entanto, para conseguir isso, é necessário realizar as massagens da maneira correta.

Comece pela cabeça, descendo pelo pescoço, passando pelas patas dianteiras, barriga e, por último, pelas patas traseiras. Não se esqueça de mover suas articulações.

Longos passeios pela natureza

Passear pela natureza calma e tranquilamente com nosso bicho de estimação é, sem dúvida, uma das melhores técnicas de relaxamento. Durante a caminhada, pare e sente-se com seu cão à beira do mar, na montanha ou em um parque e fiquem juntos e em silêncio. Tente encontrar um lugar o menos ruidoso possível.

Essa atividade irá relaxar a mente de ambos e ajudará a diminuir o estresse e o nervosismo.

Música

A música tem um grande poder relaxante sobre os animais de estimação. Por isso, compartilhar com seu amigo um pouco de música clássica será uma experiência inesquecível para ambos.

Sentem-se na sala e ponha música em um volume suficientemente alto para escutá-la, mas que não chegue a incomodar. Feche os olhos e relaxe. Embora o cão não faça o mesmo no começo, quando ele o vir tão relaxado e a música chegar até sua mente, te imitará.

Como pode ver, são várias as coisas que você pode fazer em casa para aliviar a tensão e o estresse de seu cão. Você só precisa se esforçar e aprender essas técnicas. Verá como seu cão ficará mais tranquilo e como o vínculo entre vocês será fortalecido.

Recomendados para você