Três dicas essenciais para cuidar do seu cão

Adotar um cão é um belo gesto, além de um grande desejo que muitos possuem. Mas é preciso entender que se trata de uma responsabilidade. Cuidar do seu cão, ou desse cão que você pretende adotar, não é uma tarefa fácil. Ainda que os passos sejam simples, você deve saber que será para o resto da sua vida.

Antes de adotar, você deve ter em mente que um cão é muito mais que essa bela bolinha de pelo que nos encanta. É um ser vivo que dependerá de você a todo instante. Para comer, para beber, para fazer suas necessidades, para fazer exercício, para sair, para tudo…

Agora bem, se você já meditou seriamente sobre isso, e ainda assim decidiu adotar, parabéns! Você acaba de conseguir um amor eterno, desses para a vida inteira. No entanto, acreditamos que existem pelo menos 3 dicas essenciais que precisa conhecer para cuidar do seu cão. Gostaria de saber quais são? Vamos te contar!

3 dicas para cuidar do seu cão de maneira adequada

Digamos que vamos fazer uma lista dos três pontos mais importantes de maneira geral e vamos dividir tudo aquilo que abrangem.

Cuidados

Dentro dos cuidados, podemos incluir as visitas regulares ao veterinário. Sim, um cão também traz despesas, uma despesa necessária se você quer que ele esteja saudável e seja um cão feliz.

As vacinas, o chip obrigatório, higiene bucal e as revisões anuais são vitais para manter o bom estado de saúde do seu animal de estimação.

A desparasitação também é algo que você não pode ignorar. Um pequeno carrapato poderia acabar com a vida do seu novo amiguinho. Revisões em casa, bem como injeção ou aplicação de vermífugos, são essenciais.

O exercício é outro ponto vital dentro dessa seção. Há pessoas que acreditam que levar o cachorro para fazer suas necessidades três vezes ao dia é suficiente. Este é um dos maiores erros que as pessoas cometem, já que o exercício deve ser parte da vida de um animal de estimação, não importa o tamanho que ele tenha.

Nutrição

Economizar dinheiro é bom, mas quando o fazemos com comida, como com nosso animal de estimação, é um grande erro. Conversar com o veterinário irá nos ajudar a saber os nutrientes necessários para nosso animal de estimação de acordo com sua raça, condição física e peso.

Com base nisso, você pode escolher a marca que melhor se adapte às suas necessidades. No entanto, recomendamos que você escolha uma de boa qualidade. No longo prazo, você sairá ganhando.

Cuide também dos potinhos de comida e água, mantenha-os limpos, com água fresca e com comida, quando for necessário. Uma ou duas porções por dia é suficiente para um cão. Não é preciso ter a tigela de comida cheia o tempo inteiro.

Também não se esqueça de dar um guloseima de vez em quando…

Higiene

Manter a higiene do seu animal de estimação a cada dia é sua responsabilidade, não importa se você leva-o ao cabeleireiro ou faz em casa mesmo. A higiene é mais do que o banho. Como dissemos anteriormente, a limpeza bucal é importante. Embora você o leve algumas vezes por ano ao veterinário, recomenda-se que faça sua higiene em casa pelo menos uma vez por mês.

As orelhas são uma parte importante que temos de manter bem cuidadas e limpas, embora às vezes nos esqueçamos delas. O ideal é fazer a limpeza pelo menos uma vez por semana.

E, como não poderia faltar, a escovação. Escovar o pelo do seu cão diariamente não apenas pode torná-lo bonito e muito mais brilhante, mas também irá fortalecê-lo e dar-lhe uma aparência saudável.

Em caso de qualquer dúvida, seu veterinário é a melhor pessoa para orientá-lo, mas se você tiver em mente essas dicas essenciais, o seu cão será um animal saudável e feliz. Anime-se, o esforço vai valer a pena!

Recomendados para você