Um cão maltratado oferece apoio terapêutico

O imenso amor que os cães têm para nos dar se manifesta cabalmente na história de Tango. Apesar de ter sofrido maus-tratos e abandono, este cão mestiço se transformou em um animal que oferece apoio terapêutico a crianças e idosos.

Tango, dos maus-tratos às terapias assistidas

Tango trabalha lado a lado com os voluntários da Cruz Vermelha de “Camp de Morvedre”, em Valência, em um projeto de Terapia Assistida por Cães.

O peludo visita semanalmente diferentes asilos. E, além disso, participa do programa “curso de êxito escolar”, para ajudar crianças que têm necessidades educativas especiais.

cao-como-apoio-terapeutico-2

Fonte: Facebook da Cruz Vermelha Camp de Morvedre

A utilização do cão nestas terapias assistidas busca:

  • Tirar as pessoas – crianças e idosos – de seu isolamento, contribuindo com sua socialização e integração.
  • Incentivar os idosos a realizarem movimentos e exercícios para prevenir a deterioração motora.

Tango é o nome de um cão que, depois de um passado de abandono e maus-tratos, transformou-se em um animal que oferece apoio terapêutico a crianças e idosos, através de um projeto que a Cruz Vermelha desenvolve em Valência.

Saiba como Tango oferece apoio terapêutico

O resultado da participação de Tango neste programa de apoio terapêutico é perfeito. Semanalmente, crianças e idosos esperam ansiosos por sua visita.

O bichinho, que é muito dócil, tranquilo e carinhoso, ganhou desde o primeiro dia o afeto de todas as pessoas com quem interage.

É notável como um cão que recebeu o pior do ser humano, pode lhe devolver o melhor de si. A resposta sempre parece estar no bom trato e no carinho, que a tudo cura.

O cão tinha sido abandonado cinco anos atrás em “Port de Sagunt”, também em Valência, com sinais evidentes de ter sofrido maus-tratos. Entretanto, os voluntários da Cruz Vermelha viram nele o potencial necessário para que se transformasse em um cão de terapia.

Cães para ajudar a reverter o isolamento de crianças e idosos

A Cruz Vermelha decidiu começar estes programas de assistência com cães ao observar como o isolamento é um problema social que afeta cada vez mais uma boa parte dos idosos.

Mas também é notável como aumenta o número de crianças que apresentam problemas para se relacionarem entre elas. Não é difícil encontrar, hoje em dia, crianças brincando sozinhas nos pátios das escolas.

O carinho e a alegria que Tango tem para oferecer é fundamental para começar a reverter estas situações. Apenas sua presença já melhora a autoestima das pessoas e favorece as relações sociais entre elas.

Além dos benefícios psicológicos e afetivos que Tango oferece, ele também contribui com a reabilitação de pessoas com mobilidade reduzida, ajudando para que muitos idosos aumentem o nível de atividade física deles.

Cães de assistência, uma nobre tarefa

A utilização de cães, ou de outros animais, em diferentes terapias assistidas, está em franco crescimento, dado os bons resultados que se obtêm em aspectos físicos, psicológicos, cognitivos e sociais das pessoas que interagem com eles.

Mas como se consegue isto? Os peludos oferecem seu afeto de forma incondicional. E não julgam nem discriminam, ao contrário do que costumam fazer os humanos.

Então, aqueles que estão em estado de vulnerabilidade, seja por causas físicas, mentais ou emocionais, sentem-se mais seguros quando entram em contato com os cães de apoio terapêutico. E assim encontram a chave que lhes possibilita sua recuperação.

Benefícios da terapia assistida com cães

cao-como-apoio-terapeutico

Fonte: Facebook da Cruz Vermelha Camp de Morvedre

Algumas vantagens que conseguem as pessoas através destas terapias assistidas com animais são:

  • Melhora nas habilidades motoras e no equilíbrio.
  • Maiores interações verbais entre integrantes de um grupo.
  • Aumento da concentração, da atenção e da memória.
  • Mais autoestima.
  • Ampliação do vocabulário.
  • Menores níveis de ansiedade
  • Diminuição da sensação de solidão.

Sem dúvida, além de terapias específicas, contar com um cão em nossas vidas é uma das melhores coisas que pode nos acontecer. Não acha?

Fonte das fotos: Facebook Cruz Vermelha Camp de Morvedre

Recomendados para você