Um grande trabalhador: o pica-pau

Este pássaro, mundialmente conhecido graças ao desenho animado, perfura troncos para procurar comida. É originalmente do México; embora já possa ser encontrado na Europa e especificamente na Espanha, no Parque Natural Doñana.
Um grande trabalhador: o pica-pau
Francisco María García

Escrito e verificado por o advogado Francisco María García.

Última atualização: 21 dezembro, 2022

O pica-pau é, sem dúvida, um personagem presente na infância de muitas gerações. Quem é capaz de esquecer o riso peculiar e as aventuras do ‘pássaro louco’? Mas longe de ser um animal travesso e abusado, o pica-pau é um trabalhador incansável. A seguir, vamos conhecer melhor esse curioso pássaro.

O pica-pau: espécie e taxonomia

O pica-pau pertence à família Picidae ou piciformes, e está relacionado a tucanos, avestruzes e emas. Atualmente, são conhecidas mais de 200 espécies de pica-paus que se reúnem nesta família.

As espécies mais famosas e maiores são encontradas principalmente na América do Norte e na Europa; os menores exemplares habitam principalmente o continente africano. Na verdade, o menor pica-pau do mundo vive na selva africana, com apenas oito centímetros de comprimento.

pica-pau

O carpinteiro imperial, originário do México, era considerado a maior espécie de pica-pau; ultrapassava 60 centímetros de comprimento. No entanto, estima-se que eles tenham sido extintos no século 20 devido ao desmatamento indiscriminado.

A maior espécie conhecida hoje é chamada Pizarro Picatron e é uma exceção; uma vez que vive na Índia. Seu corpo pode medir até 55 centímetros de comprimento, com um peso médio de 600 gramas. Na Europa, podemos destacar o Carpintero Doñana; cujo corpo mede geralmente 50 centímetros, pesando cerca de 500 gramas.

A anatomia especial do pica-pau

Um dos aspectos mais marcantes do comportamento do pica-pau é o hábito de “furar” as árvores com o bico. Qualquer outro animal, realizando tal força por tanto tempo, poderia morrer muito rapidamente. Mas a anatomia dos pica-paus é especialmente projetada para resistir a essa tarefa árdua.

Durante sua evolução natural, o crânio do pica-pau adquiriu uma dureza extraordinária; que protegia seu cérebro. É precisamente por esta razão que estas aves podem exercer golpes semelhantes nos troncos sem sofrer uma concussão.

Seu vico é reforçado para garantir eficiência e segurança em seu trabalho incansável. Os pica-paus possuem membranas transparentes que revestem seus bicos e atuam como amortecedores. A cada batida que o animal aplica, essas membranas prendem o ar e formam sacos de impacto; como os airbags dos carros.

Evolução de suas características

O bico dessas aves também desenvolveu uma camada protetora extra, formada por ossos e cutícula. Esta estrutura adicional permite reduzir o desgaste natural do bico; gerado a partir do atrito contra a madeira.

pica-pau

Além disso, os olhos dessas aves têm três fileiras de pálpebras para evitar um descolamento da retina. E o design de suas pernas permite que eles olhem para os troncos e ganhem estabilidade para fazer batidas fortes e precisas.

Alimentação dos pica-paus

Muitas pessoas se perguntam por que os pica-paus passam grande parte de seus dias batendo nas árvores com seus bicos. E a resposta é muito simples: para conseguir comidaSua dieta é baseada no consumo de larvas e vermes que se concentram na casca dos troncos.

Para identificar sua presa, o pica-pau fura o tronco da árvore. Ao identificar o movimento de larvas ou vermes; o pássaro se prepara para aplicar seus golpes. Quando consegue penetrar suficientemente na casca da árvore; introduz sua longa língua para capturar a presa.

A língua do pica-pau pode medir o mesmo que a metade de seu corpo. Está entre as poucas aves que possuem uma língua retrátil; que geralmente pode ser encontrada em anfíbios.

Além do seu tamanho impressionante, a língua desses pássaros tem uma textura muito pegajosa e termina em farpas. Isso permite que o pica-pau não se machuque enfiando sua língua na casca e que prenda facilmente sua presa.

Reprodução do pica-pau

Os pica-paus têm diferentes hábitos de namoro e reprodução; de acordo com a espécie e o habitat natural. Os machos são responsáveis ​​por fazer os buracos nos troncos onde os pares constroem o ninho. Com restos de serragem e galhos formam um colchão pequeno para que as fêmeas possam incubar os ovos.

A famosa e marcante pluma que o pica-pau ostenta em sua cabeça é uma grande atração sexual dessas aves. Na verdade, as fêmeas geralmente escolhem os machos que apresentam as penas mais bonitas, coloridas ou limpas. Por essa razão, os machos geralmente são melhores “adornados” do que as fêmeas.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.