7 conselhos básicos para criar galinhas

Se você é uma das pessoas privilegiadas que tem jardim ou uma horta em sua casa, passaremos a você alguns conselhos básicos para criar galinhas. Já tinha pensado nisso antes? Não hesite, é sim uma boa escolha.

As galinhas são ideais como animais de estimação: de fácil cuidado, não farão você gastar muito dinheiro, são divertidas e amigáveis e, além disso, proporcionarão a você ovos caseiros para o consumo da família.

Escolha as galinhas poedeiras

Partindo da hipótese que você não está interessado em se tornar um criador de frangos – e muito menos comer os seus novos animais de estimação em algum almoço ou jantar – o ideal é que escolha animais que produzam uma grande quantidade de ovos.

Estas galinhas podem chegar a pôr entre 4 e 7 ovos por semana. Leve em conta que as galinhas começam a pôr ovos a partir dos cinco ou seis meses de vida e têm uma produção máxima durante o primeiro ano.

A seguir, daremos a você alguns conselhos básicos para criar galinhas. Anime-se!

Construir um galinheiro adequado

Criança e galinhas

O galinheiro deve estar em um lugar luminoso e ventilado. Mas, ao mesmo tempo, tem que proteger as aves da chuva, do sol excessivo durante o verão e de um possível ataque de predadores.

Lembre-se que uma galinha com frio, molhada ou assustada não porá ovos.

O tamanho deve ser apropriado para a quantidade de animais que você queira ter. Se o espaço for muito reduzido, elas podem se estressar.

Você deverá higienizar o local a cada 15 ou 20 dias, retirando os excrementos e desinfetando o galinheiro com produtos específicos.

Coloque ninhos e poleiros

Dentro do galinheiro você deverá colocar ninhos para que as galinhas depositem neles os ovos. Coloque os ninhos nos lugares mais escuros e tranquilos do galinheiro e os preencha com palha, esparto ou serragem.

Também, você deverá instalar poleiros de madeira para que as galinhas durmam, colocando-os de maneira que as galinhas não possam sujar com excrementos os poleiros umas das outras.

Tenha em mente que, na natureza, estes animais dormem nos galhos das árvores.

Proporcione um espaço para que as galinhas andem fora do galinheiro

Fora do galinheiro, estes animais precisam de espaço ao ar livre para poderem se mover à vontade. O exercício diário contribuirá para a boa saúde dos animais e uma melhor qualidade de ovos.

Calcule o mínimo de um metro quadrado por galinha.

Saiba que estas aves são famosas por comerem quase tudo. Assim, é conveniente que as mantenha separadas de zonas de cultivo ou de suas plantas preferidas em seu jardim.

Lembre-se também de trancá-las no galinheiro durante a noite, para mantê-las a salvo de possíveis predadores.

Controle a saúde de suas galinhas

Uma galinha sã deve apresentar as seguintes características:

  • Mostrar-se ativa;
  • Olhar vivaz e brilhante;
  • Corpo sempre na vertical;
  • Plumagem em bom estado;
  • Crista de cor viva, vermelha ou laranja;
  • Não ter mucosidade nas narinas (localizadas na parte superior do bico).

Considere também que as galinhas costumam sofrer de doenças das vias respiratórias. Por isto é importante manter secos e ventilados os lugares onde elas habitam ou transitam.

Alimente-as de forma correta

Como já dissemos, estas aves costumam comer tudo o que encontram no caminho: insetos, sementes, plantas, sobras de comida… De qualquer forma, elas precisam de uma dieta balanceada com proteínas, verduras e amidos e, também, que o cuidador lhes proveja vitaminas e cálcio.

Como você pode imaginar, você poderá encontrar à venda alimentos específicos para elas com tudo o que é necessário para uma adequada nutrição.

Uma opção para proporcionar cálcio é triturar cascas de ovo ou conchas do mar.

Proporcione a elas pequenas pedras para a digestão

criar-galinhas-2

Você deverá oferecer para as galinhas pequenas pedras para que elas ingiram, com o objetivo de digerir o que comem. As aves alojam os alimentos no bucho; depois passam à moela, onde o alimento é moído graças às pequenas pedras.

As galinhas que comem unicamente alimento comercial podem deixar de lado as pedras, já que a ração comercial se dissolve com a água e não precisa ser moída.

Outros conselhos básicos para criar galinhas

Tenha em mente que:

  • As galinhas possuem uma glândula sensível à luz e que estimula a produção de ovos. Menor quantidade de luz, menos ovos. Em épocas em que os dias se encurtam, você poderá optar por deixar uma lâmpada acesa no galinheiro.
  • As galinhas devem sempre dispor de água limpa e fresca.
  • Facilite a possibilidade de que suas galinhas se “banhem “ na terra ou na areia. É a forma que elas utilizam para se limparem e se desparasitarem.
  • As galinhas não precisam de um galo para que botem ovos.