
Ao falar sobre a obesidade canina, devemos aceitar que muitos critérios semelhantes se apliquem a humanos e cães. Portanto, o que comemos e o quanto comemos tem um grande impacto na nossa saúde e bem-estar geral. O mesmo vale para…
Se você tem um gato como animal de estimação, certamente já conhece suas preferências por investigar tudo e trepar em diferentes estruturas. Se você não permite que o seu animal abandone os limites de sua casa – ou ao menos você tenta persuadi-lo para que ele não o faça – o ideal é que lhe ofereça diferentes opções para o seu entretenimento, que sejam seguras e que não impliquem o risco de que ele venha a sofrer um acidente.
Talvez ambos, você e seu gato, tenham a sorte de que sua moradia conte com um quintal ou um jardim com uma árvore incluída.
Se assim for, seguramente seu gato já deve ter se mostrado atraído para ela e, você, tomando precauções e o vigiando, lhe permitiu subir nela, se divertir por um momento e lixar suas unhas em seu tronco.
No entanto, se você vive em um apartamento, o ideal é que pense em substituir a árvore natural por um de mentira, mas concebida para estimular sua capacidade de brincar, se esconder em algum buraco, tirar uma boa soneca e também para que ele a utilize como um arranhador.
No mercado há vários modelos destes “parques de diversões” para os bichanos.
No entanto, se você quer poupar algum dinheiro e ainda assim proporcionar a ele um momento de diversão segura, poderá deixar fluir o seu lado criativo e construir você mesmo uma árvore, de acordo com os gostos e necessidades do integrante escalador da família.
Para fazer uma árvore para o seu bichano, você tem que criar uma estrutura alta com diferentes níveis para que o animal possa subir.
Antes de começar, você pode ver diferentes modelos em algumas páginas de internet, ou em casas de acessórios para animais, para que sirvam de inspiração para você criar o seu próprio desenho.
Depois, siga os seguintes passos:
Antes de permitir que seu bichano se aventure em sua obra de arte, certifique-se muito bem de que não tenha nenhum cabo solto que possa ser perigoso para ele.
Outra opção é utilizar uma velha escada de madeira, das que se abrem em v (ao contrário), e reciclá-la como uma árvore para o seu gato.
A escada não deve ser muito alta, para que não perca a estabilidade. Também, você poderá agregar a ela diferentes bases, fazer arranhadores e incorporar diferentes brinquedos.
Inclusive, poderá pendurar uma “rede cama” de tela entre os dois degraus inferiores. Assegure-se de que a tela seja suficientemente resistente para suportar o peso do gato e a ajuste bem aos degraus da escada.
Além disto, para que o seu gato nunca se entedie, você poderá ir variando os brinquedos ou ir ampliando a árvore, ou trocando algumas de suas partes.
Tudo pela felicidade de seu amigo felino.