Cachorro salva a vida de um homem em Málaga

Cachorro salva a vida de um homem

As ações dos cães no salvamento de vidas humanas são muito conhecidas. Esse instinto dos cães já foi demonstrado em muitas situações perigosas, e as histórias de pessoas que devem suas vidas a uma ação heroica de um cachorro que salvou a vida delas, incluindo o fato de arriscarem suas próprias vidas, transcenderam à opinião pública. É muito habitual nas equipes de salvamento a utilização de cães para ações específicas, com uma estatística de êxitos altamente provada. Nessa ocasião, o cachorro salvou a vida de um homem em Málaga!

E um cachorro salva a vida de um humano

Cachorro

Autor: Eduardo Millo

Um morador de Sevilha que estava se afogando no porto de Málaga deve sua vida aos latidos de um cachorro que fez com que seu dono se aproximasse para ver o que estava acontecendo e observou o homem na água. Ele avisou rapidamente à Polícia Portuária para que pusesse proceder o resgate. Tudo isso ocorreu graças ao cão Nanook.

A pessoa que estava na água tinha mais de 60 anos e sofreu diferentes lesões, por isso ela foi transportada para um centro hospitalar para sua recuperação. Ao tirarem o homem da água, os agentes da Polícia Portuária tiveram que secá-lo com mantas e colocá-lo no carro patrulha com a calefação no máximo, para que o homem tivesse a temperatura de seu corpo normalizada.

A façanha do cão Nanook

Como faz todas as manhãs, Nanook, um cão labrador de cor marrom chocolate, com um ano de idade, saiu para passear junto a seus donos Alvorada e Jose Ignacio, por volta das 7:30 da manhã pelo posto número 1 do porto malaguenho. Nanook é um animal muito calmo, bom, e com todas as vontades de brincar próprias de sua idade, conforme relatam seus donos.

Quando já retornavam para casa depois do passeio, o animal começou a latir de uma forma insistente, o que não é habitual nele, e ainda mais porque não havia ninguém na área, algo normal nesse horário. Como o cachorro não parava de latir e de tentar chamar a atenção de seu dono, ele acabou por lhe seguir e pôde escutar, ao longe, os gritos de socorro de um homem idoso que estava na água. José Ignacio o tranquilizou e chamou os socorristas.

Ao local chegaram rapidamente o efetivo da Guarda Civil e da Polícia Portuária, juntamente com os operários do porto de Málaga e outros cidadãos que passavam naquele momento pelo lugar. Enquanto as tarefas de salvamento ocorriam, Nanook esperava nervoso para ver o que ocorria. Quando o homem foi resgatado e chegaram os serviços médicos, o animal voltou para sua casa como todos os dias, satisfeito com sua ação. E assim o cachorro salva a vida do homem em Málaga…

A ajuda dos cães salva a vida de muitos

Na grande maioria dos casos onde um cachorro salva a vida de uma pessoa se dá por animais que não foram treinados para isso e, em muitos casos, nem sequer conheciam a quem estavam ajudando. Diferentes estudos realizados não conseguiram ainda juntar dados concludentes sobre as razões pelas quais se dão estas ações de auxílio por parte de nossos cães.

Os pesquisadores ainda não podem afirmar com segurança se os cães são motivados por algo a partir do interior deles para ajudar as pessoas ou se isso é algo que simplesmente eles estão capacitados para reagir, em situações específicas, de acordo com um determinado rol de comportamento genético.

Os cães, em geral, têm uma motivação especial para ajudar os seres humanos, mesmo que lhe sejam desconhecidos; o importante para que isso ocorra é que o cachorro entenda que necessitamos de sua ajuda.

Em proteção a matilha

Cachorro

Teremos que nos lembrar mais uma vez mais que os cães descendem dos lobos, quer dizer, eles tinham uma vida em grupo, de ajuda mútua, coordenação, vigilância e amparo a todos os membros da chamada matilha. A partir do momento em que um cachorro considera as pessoas como parte de seu grupo, este instinto vem à tona diante do momento de maior apuro ou em situações especialmente delicadas.

Como vemos, isso se trata de uma espécie de sentido de trabalho em equipe ou de bem comum. Embora muitas pessoas falem de uma fidelidade e amor por todas as pessoas por parte dos cães, a explicação para estes atos de salvamento está mais apoiada na predisposição dos cães em formarem parte de um grupo e de protegerem os membros desse grupo.

Fonte da imagem principal: Neil Barnwell