Cães com medo de pessoas

Gatos

Da mesma maneira que as pessoas não reagem da mesma forma com pessoas diferentes, especialmente quando não as conhece, os cães também. Muitas das coisas que os cães fazem perto das pessoas se devem a experiências anteriores ou ao seu grau de socialização. Falaremos um pouco sobre os cachorros que têm medo de pessoas.

Há vários características em nós que podem intimidar um cão mal socializado, como nosso tamanho, forma e as diferentes maneiras que temos para demonstrar emoções. Portanto, um cão acostumado a pessoas tranquilas e silenciosas possivelmente reagirá com medo e desconfiança perto de uma pessoa ou grupo muito barulhento.

No entanto, esse fenômeno envolve diversas variáveis e vale a pena estar atento a elas, porque entender o causador é fundamental para corrigir essa atitude.

Como evitar que meu cão tenha medo de pessoas?

Basicamente, a melhor forma de evitar que o seu cachorro desenvolva ansiedade e nervosismo quando estiver perto de pessoas é socializando-o desde pequeno.

Entretanto, pode acontecer de o nervosismo se desenvolver quando não tenha controle da socialização e da formação do temperamento do seu animal. Por exemplo, quando se adotam cães adultos. Eles podem ter sido abusados ou traumatizados por experiências passadas.

Um cão que tem medo de pessoas, especialmente aqueles que foram resgatados, em geral possui motivações bem definidas e reage por uma razão.

No caso de animais que apresentem esse tipo de trauma, devemos trabalhar a confiança, apresentando-lhe novas pessoas em locais onde se sinta confortável, deixando-o que se aproxime ou que se esconda se assim o desejar.

Forçar um cão que foi abusado a se socializar apenas agravará o problema. Deve fazê-lo aos poucos. Levará um pouco de tempo, mas será capaz de confiar novamente nas pessoas, o que é particularmente difícil no caso de cães que foram muito maltratados.

Coisas nos humanos que assustam os cães

Estatura

Os seres humanos são mais altos que praticamente qualquer raça de cão. Por causa disso, cães que sejam mais submissos podem reagir de forma negativa a pessoas muito altas ou a um homem com voz muito grave. Esse tipo de cão pode perceber o homem como um ser poderoso e, possivelmente, uma ameaça.

 

criança bebê

Crianças

Você pode achar que crianças pequenas são lindas e adoráveis (e de fato, são), porém o cão pode enxergar as crianças, principalmente as pequenas, como ameaças imprevisíveis, ficando sem saber como se comportar de forma adequada, pelo menos sob a perspectiva do animal. Por isso, eles fogem para fugir do desconforto.

Esse é um problema fácil de evitar simplesmente ensinando às crianças a tratar os cães com respeito e supervisionar os contatos que elas venham a ter com os animais, pelo menos até que você esteja absolutamente certo de que a criança não será um incômodo para o seu animal de estimação.

Desconhecidos

Se nós, seres humanos, não vamos cumprimentando qualquer um que encontramos com um grande sorriso e m abraço, os cães muito menos. Assim como nós, os cães avaliam uma pessoa antes de se sentirem e protegidos com elas.

Como o cão diz que tem medo?

Os cães que têm medo de certas pessoas tendem a mostrar sinais mais evidentes, o que torna seu comportamento mais previsível. Podem apresentar um ou mais dos seguintes comportamentos:

 

Ansiedad y miedo en el perro

 

  • Evitar os olhos
  • Abaixar a cabeça
  • Farejar o chão
  • Lamber o focinho
  • Orelhas baixas
  • Esconder o rabo entre as patas
  • Expor a barriga
  • Urinar

Meu cão precisa de terapia?

Na hora de se relacionar com pessoas, ter cuidado quando conhecer gente nova e natural. De fato, esse é um sinal de um cão equilibrado. Entretanto, um animal que permanece tímido e que demonstra fortes sinais de medo pode precisar de ajuda profissional.

Se o seu pet parece nervoso e incapaz de se tranquilizar e confiar em pessoas diferentes das de seu convívio imediato, fale com seu veterinário sobre a melhor maneira de agir.