Cães treinados para estar com surdos

Cães treinados para estar com surdos

Já ouvimos falar sobre trabalhos para peludos em várias áreas: cães policiais, guias de cegos, de terapia, de assistência, detectores de câncer e um sem-fim de trabalhos mais que nossos amigos, os cães, podem realizar sem problemas. Hoje, falaremos a você de um trabalho muito especial do qual, talvez, você não tenha ouvido falar ainda: cães treinados para estar com surdos.

Há algumas décadas, ser surdo era um grande problema. No entanto, com o passar dos anos, isso mudou. Hoje, as pessoas surdas estão integradas à sociedade de uma forma que elas podem levar uma vida totalmente normal. Atualmente, nossos amigos cães estão realizando um excelente trabalho nesse caso.

O que é um cão treinado para estar com surdos?

adestramento-clicker

É um cão que recebeu um treinamento especial para avisar às pessoas dos sons que, obviamente, elas não podem escutar.

No dia a dia de uma pessoa, há muitos sons que é preciso ouvir para se levar uma vida normal. Por exemplo, imagine se você não pudesse ouvir diariamente o despertador. Como poderia se levantar para trabalhar? Ou se chegasse alguém a sua casa e você não pudesse ouvir a campainha?

E se fosse atravessar uma rua e não se desse conta de que um carro se aproxima e você não pudesse ouvir a buzina? Como vê, não seria fácil ter uma vida totalmente normal sem poder escutar absolutamente nada. Por isso os cães treinados para estar com surdos facilitam essas tarefas.

O cão que foi treinado para estar com surdos pode avisar à pessoa com essa deficiência auditiva sobre estes sons:

  • Campainha
  • Buzina
  • Eletrodomésticos
  • Despertador
  • Se alguém chama a pessoa pelo seu nome
  • Alarmes de incêndio
  • Choro de bebês

Quando o animal ouve algum destes sons, tenta chamar a atenção de seu dono, tocando seu pé com a pata ou apoiando suas duas patas sobre ele. Quando ele consegue fazer com que seu dono lhe dê atenção, o cão o leva para o som, para que ele tome as medidas apropriadas.

Também há sons que não estão nesta lista e que os cães treinados para estar com surdos podem identificar. Isso porque cada pessoa é um mundo e, em algumas ocasiões, a pessoa pode ter determinadas necessidades especiais.

Cães treinados para estar com surdos na Espanha

Estes peludos não são tão conhecidos como os cães da ONCE (Associação Nacional de Cegos Espanhóis), porque começaram seu trabalho bem mais tarde do que eles. No entanto, estão se inserindo na comunidade de surdos, ainda que muito devagar. Na verdade, estima-se que 2,5% da população sofra de algum tipo de deficiência auditiva, mas os cães “guias de surdos” ainda não estão imersos nessa comunidade.

No entanto, há comunidades autônomas na Espanha que já criaram leis que permitem que estes peludos possam ir a todos os lugares com seus donos, tal como ocorre com os cães-guias de cegos. Askal, a entidade que se dedica a este assunto, está promovendo a inserção desses cães de várias maneiras possíveis. A cada dia, abre-se mais espaço, ainda que pouco a pouco, mas sempre com passo firme.

O cão de assistência para surdos a nível internacional

os-melhores-caes-para-uma-pessoa-ocupada

Desta vez, a Europa não é a única a utilizar os cães em tarefas especiais, ainda que o Reino Unido seja conhecido por usar estes cães em grande parte das tarefas. Também a Austrália e os Estados Unidos são pioneiros nesta nova forma de ajuda para pessoas com deficiência auditiva.

Esperamos que a Askal chegue bem longe e que consiga fazer com que os cães treinados para estar com surdos sejam utilizados em muitos lugares, como ocorre com os cães-guias de cegos.

E, uma vez mais, vemos a importância em nossa vida de nossos amigos cães, e como eles estão dispostos a sacrificar a vida deles por nós, trabalhando ou velando pelo nosso bem-estar.

Lembre-se de que essas associações sem fins lucrativos dependem de doações para poderem promover a implantação de novas formas de ajuda às pessoas com deficiência. Se você quer fazer uma doação, é só entra na página da Askal.