Meu cão ronca: o que faço?

Meu cão ronca: o que eu faço?

Não é raro que aqueles que têm um animal de estimação estejam confortavelmente no sofá quando, de repente, começam a ouvir barulhos esquisitos e graves. É o ronco do cão. Mas os cães fazem isso? Aparentemente sim e Meus Animais contará a você por que isso acontece e se algo pode ser feito para ajudá-los.

Por que o seu cão ronca?

Existem diversas razões que levam o seu cão a roncar, entre elas estão:

Cães de focinho achatado

Filhote de pug

A dificuldade em respirar é comum em animais das raças Pug, Bulldog, entre outros. Todas essas raças de cães com focinho achatado (ou braquicefálicos) roncam. Por quê? A forma de seu focinho e narinas dificulta a entrada de ar pelo nariz e o caminho até a laringe. O ar se bate nos orifícios nasais, fazendo esses ruídos que parecem roncos.

Obstáculos na entrada de ar

Os cães adoram cheirar tudo, não importando o tipo de objeto ou superfície. Isso inclui terrenos arenosos, com grama ou partículas e objetos pequenos que podem entrar em suas fossas nasais, dificultando a respiração.

Se o seu animal de estimação nunca roncou antes e agora o faz, pode ser que algo está obstruindo o nariz do animal e uma visita ao veterinário seja necessária.

O seu cão ronca devido a doenças

Assim como nós, os cães também ficam resfriados e são propensos a desenvolverem infecções, o que pode fazer com que ronquem. Os ruídos ao respirar podem ser sinal de muco no peito ou infecções na garganta, por exemplo. Também é muito comum que alguns cachorros apresentem tumores benignos no nariz, que acabam por dificultar a entrada de ar.

Em todos os casos, é muito importante ir a um veterinário.

Como evitar que seu cão ronque?

Algumas das causas dos roncos não têm solução, como no caso de cães com focinho chato. Para outras, pequenas ações podem ajudar a diminuir os sintomas.

  • Começar uma dieta. Assim como as pessoas, alguns cães podem roncar devido a um excesso de peso. Isso é algo facilmente observável. É provável que ele nunca tenha roncado antes e que tenha engordado um pouco, começando a produzir os inconfundíveis ruídos ao respirar. Nesse caso, são grandes as chances de seu cão roncar por estar acima do peso.
  • Limpar muito bem a casa. Os cães também podem sofrer com alergias, como as que os humanos desenvolvem à poeira. Se a sua casa possui tapetes ou carpetes, aspire-os regularmente. Isso pode ajudar o seu cão a respirar com mais qualidade.
  • Leve-o ao veterinário. Se você acha que não é capaz de identificar as causas, leve seu amigo peludo ao veterinário para que ele possa descobrir os motivos do ronco.
  • Compre uma almofada. Uma pequena almofada que mantenha a cabeça de seu cão um pouco elevada pode ajudá-lo a evitar os roncos.
  • Troque a cama por uma redonda. Dormir enrolado pode ser muito benéfico para o cão em caso de ronco. A cama redonda vai ajudá-lo a manter essa posição, descansando as costas e facilitando a respiração.

Como vimos, são muitas as causas que podem levar o seu cão a roncar, algumas mais graves e outras sem tanta importância. Seja qual for o motivo, é necessário que você fique atento a qualquer alteração na respiração de seu pet. Por menores que sejam essas mudanças, leve-o a um veterinário para que ele determine o que fazer.

Enquanto isso, aproveite para observar o jeito gracioso com que seu cão dorme e os sons angelicais que ele produz, alguns dos quais não são ronco. Assista ao vídeo abaixo, com poses, roncos, sonhos e sons diferentes e aproveite. Algum deles lembra o seu bicho de estimação?