Meu cão é um antissocial, o que faço?

antissocial

Todos querem ter um cão simpático que faça graças e que agrade a todos que encontrar. Ninguém gosta de um cão que late para todo mundo ou que inclusive tenta morder, seja a pessoas ou a outros cães. Se seu pet canino for antissocial, recomendamos que siga estes conselhos que lhe ajudarão a melhorar a situação.

Os problemas que fazem com que um cão seja antissocial podem ser muitos e alguns inclusive podem ser imperceptíveis para você. Porém, é importante estar alerta à conduta de nossos pets. Assim será mais fácil predizer qual é o problema.

O que faço se meu cão é antissocial?

cao-com-medo

Esses cães que vão mordendo a tudo e a todos pela rua têm um grave problema de socialização. Por quê? Bom, normalmente, os cães que fazem isso são filhotes de mais de 4 meses, e há uma causa.

Quando adquirimos um filhote, o veterinário nos diz que não podemos levá-lo para a rua até que ele tenha tomado todas as vacinas. Mas isso é algo que pode ter um efeito contraproducente em outro aspecto. Dizemos isto porque o período de vacinas é o mesmo que o de imprinting do cão.

O que é imprinting? Já lhe falamos em um de nossos artigos sobre isso. É um processo muito importante na vida de todos os cães e tem a ver com sua socialização.

Desde que adquirimos um filhote, devemos acostumá-lo a estar com outras pessoas e com outros cães. Isto marcará enormemente seu caráter e sua personalidade, definindo se ele será um peludo simpático ou um antissocial.

O cão, ao estar isolado devido ao processo das vacinas, perde o imprinting. Isto pode fazer com que ele seja antissocial. Como solucionar isso? É certo que não é recomendável que o bichinho saia na rua até que tenha todas as vacinas. Entretanto, há coisas que podem ser feitas em casa, como não o ter sempre em seus braços. Também é bom não o acostumar a estar com uma só pessoa.

Se seus vizinhos ou familiares têm outros cães que não são agressivos, convide-os para levá-los a sua casa para que se socializem com seu animal. Se o filhote se mantém isolado e trancado dentro de uma bolha familiar, isso não favorecerá em nada o seu bom desenvolvimento emocional. Assim, portanto, será antissocial.

E se meu cão já não é mais um filhote e é antissocial?

Se o seu cão já passou desta etapa das vacinas e continua sendo antissocial, inclusive se já é idoso, não se preocupe, também há solução. Embora como se sabe, os assuntos crônicos necessitem de mais tempo para serem solucionados, com paciência, tudo se consegue.

Este estado não é agradável para o animal, isso lhe gera muita ansiedade e instabilidade. Para isso é importante que você o ajude a encontrar seu equilíbrio emocional e segurança.

Você deve lhe ensinar a socialização. Isto não é tão fácil como parece, mas se você estiver disposto a lhe dedicar tempo, conseguirá.

Socializar o cão

Para começar, você deve passear com seu cão por lugares onde haja outros cães, como parques, praças, praias para peludos ou outros. É óbvio, você sempre deverá levá-lo com coleira e, se ele morde, com focinheira.

Quando desobedecer ou quiser ir por sua conta, não puxe a coleira, isto não fará nada mais do que agravar seu estado de ansiedade e deixá-lo mais nervoso.

cao-com-medo-das-pessoas

Permita que outros cães se aproximem, fale com seu peludo de forma suave enquanto estranhos o acariciam, fazendo com que ele perceba que não acontecerá nada. É importante que esteja em um lugar onde o cão não possa escapar ou não possa correr atrás de outro, correndo o risco de um acidente.

Também é importante que trabalhe isso em casa, mostrando o lugar que lhe corresponde a cada momento. Se você humanizar o animal, ele acreditará que poderá fazer o que bem quiser, agravando ainda mais seu estado antissocial. Faça com que aprenda ordens e que sua atitude seja mais submissa. Pouco a pouco ele se transformará em um cão menos antissocial.

É óbvio, você não deve perder a paciência e nem ficar nervoso com ele se não vir resultados logo. Educar um cão adulto com problemas de comportamento antigos não é o mesmo que educar um filhote. Isso requer tempo e paciência, muita paciência.