Características dos cachorros Keeshond. Descubra como eles são!

Keeshond

O Keeshond ou Wolfspitz, grande Spitz alemão ou Spitz lobo é um cão inteligente, amoroso e fiel que chama a atenção pelo focinho pontiagudo, parecido com o de uma raposa, por olhos inteligentes e atentos e pelos grandes e macios.

Este cão é muito ativo, ágil e confiante, se dá bem com outros cães, animais de estimação e crianças. Ele também tem uma grande capacidade de adaptação e pode compreender e se adequar aos diferentes humores dos donos.

Embora atualmente seja considerado como um animal de estimação, ele também é usado como um guardião, porque é um animal que está sempre alerta e tem um forte e incansável latido para sinalizar sobre a presença de desconhecidos.

Antepassados de Keeshond devem existir desde a Idade da Pedra, há cerca de 6.000 anos. Embora a Federação Cinológica Internacional (FCI) classifique-o como parte da família Spitz alemã, a raça como conhecemos é, na verdade, originária dos países baixos e são descendentes dos cães nórdicos. 

Tratam-se de cães que foram desenvolvidos em um clima extremamente frio, como o Chow chow, o Elkhound, o Pastor finlandês da Lapônia, o Pastor sueco da Lapônia e o Samoieda.

Algumas características do Keeshond

Cachorro keeshond

É um animal de tamanho médio, compacto, sólido e bem equilibrado. Forte e saudável, tem uma média de vida entre 12 e 18 anos. Outros detalhes de seu físico são:

• Altura: 44 a 50 centímetros;

• Peso: entre 25 e 32 kg;

Pelos: apresenta uma camada dupla, o pelo exterior é longo e áspero, enquanto o interior é um felpudo curto, denso e suave. Tem uma juba densa e volumosa em volta do pescoço que dá uma aparência similar a de um leão. Ele também tem uma grande prega sobre os ombros e tem franja nas patas.

• Cor: mistura de cinza, creme e negro, que dão a impressão de um cinza prateado. As partes mais claras do pelo estão no focinho, ao redor dos olhos, na cauda, no ventre e nas patas;

Cabeça: de tamanho médio, larga e plana. Se vista de cima, assemelha-se a um triângulo a qual é mais estreita no nariz e alarga na direção das orelhas;

Orelhas: pequenas, pontiagudas, triangulares e eretas; inserção alta e muito próximas entre si;

• Olhos: médios, ovais e de posição inclinada; de cor escura;

• Focinho: moderadamente longo, o nariz é pequeno, preto e arredondado;

• Rabo: de tamanho médio, alto, enrolado sobre o dorso e coberto com uma pelagem densa.

Dados que devem ser considerados antes de escolher um animal de estimação

Cachorro keeshond correndo

 

O Keeshond não suporta bem as altas temperaturas.  O pelo espesso foi projetado para suportar o frio, chuva e neve. Deste modo, você deverá desistir de tê-lo como animal de estimação se você residir em local quente, para evitar este tipo de sofrimento ao animal.

Embora ele possa se acostumar a viver em apartamento, você terá que levá-lo para passear, religiosamente, já que ele tende a engordar rapidamente com a falta de exercícios. Portanto, o ambiente ideal para este animal são casas de campo ou com um grande pátio, terraço ou jardim.

Também deverá ter seu pelo escovado uma vez por semana, para se livrar dos pelos mortos e impedir a formação de nós. A mudança de pelos ocorre na primavera e no outono, por isso, duas vezes por ano você poderá encontrar tufos de pelos espalhados por toda a casa.

Deve-se ter um cuidado especial com seus dentes e gengivas, uma vez que começa a perder os dentes cedo. Para evitar infecções e outras complicações posteriores, você tem que escovar os dentes dele regularmente com pasta de dente para uso veterinário. Outras complicações de saúde que podem ocorrer:

Problemas de pele;

Cálculos renais;

Displasia do quadril;

Epilepsia;

Hipotiroidismo;

Doença/Sindrome de Cushing;

Infecção nos olhos;

Luxação do joelho;

Alguns problemas cardíacos.

Apesar de seu espírito corajoso e independente, pode ser facilmente educado, embora possa não funcionar com os métodos tradicionais de treinamento. Com paciência, carinho, jogos e recompensas, certamente você vai atingir a meta e poderá desfrutar deste maravilhoso animal de estimação como um membro da família.