Como limpar os pelos de cachorro da casa

Pelos de cachorro pela casa

Todos os que têm um cão em casa têm uma coisa em comum: amam o peludo como se fosse um membro a mais da família, mas detestam os pelos do cachorro pela casa. E ainda que tenhamos optado por ter um cão de pelos curtos, eles também soltam pelos que aparecem por toda parte e que impregnam todos os cantos de nosso lar.

Há várias coisas que podemos fazer para evitar que haja tantos pelos na casa e, quando eles já estiverem por toda a parte, para limpá-los.

Como evitar a queda de pelos do cachorro

Cachorro sendo escovado

A queda de pelos dos cães é um processo normal, pois os pelos morrem e caem e outros novos crescem. O mesmo ocorre conosco, por isso a primeira coisa que temos que aprender é a aceitar essa situação como algo normal, levando em conta que um cão é um membro a mais da família. Mas, podemos melhorar a situação? Sim, podemos!

Corte os pelos do cachorro

Sobretudo em estações quentes (ou quando esta se aproxima), os cães tendem a trocar o pelo. Se adiantar aos acontecimentos e cortar o pelo de seu cão antes de que comesse essa temporada, fará com que o seu cão solte menos quantidade de pelos e também de menor tamanho.

Escove os pelos do cachorro

Escovar os pelos de seu cão diariamente, e quanto mais vezes melhor, facilitará a manutenção e o crescimento, evitando que caiam pelos em excesso. Considere também que a escovação removerá todo o pelo morto de seu cão, evitando assim que os pelos do cachorro venham a parar nos móveis ou em qualquer outro lugar da casa.

Eduque seu cão desde pequeno

Se desde pequeno você ensinar o seu cão a não subir nos sofás, nas camas e naqueles lugares onde há muita facilidade para que os pelos grudem, remover os pelos será um trabalho que você não terá no futuro.

Visite o veterinário regularmente

Se você acha que a queda de pelos do cachorro está sendo excessiva e que não parece normal, tampouco você vê uma causa aparente que a provoque, visite um veterinário. Seu animal talvez possa ter um transtorno alimentício, estresse, depressão ou qualquer outra anomalia que o esteja levando a uma perda alarmante de pelos.

Bem, estes conselhos não vão evitar que o seu cão solte pelos, mas certamente irão reduzir a quantidade.

Como limpar os pelos do cachorro da casa

Daremos vários conselhos para que você consiga tirar todos os pelos do cachorro de sua casa.

Aspirador

Este é um eletrodoméstico imprescindível para todos os que têm um animal em casa, principalmente se este for um cão que solte pelos. O aspirador absorverá a maior parte do pelo que caiu de seu animal de estimação e que se espalhou por todas as partes de sua casa, seja pelas poltronas, pelo chão, pelas camas ou pelos móveis. Use os muitos acessórios do aspirador para chegar até o último cantinho de sua casa.

Ventilar

Antes de aspirar, ventile a casa. Se escolher um dia com brisa para isso melhor ainda. Os pelos podem ficar voando no ar e, mesmo que você já tenha aspirado, eles podem cair facilmente de novo nos móveis.

Pano molhado

O aspirador pode não ser tão eficiente como nós gostaríamos e, depois de aspirar, talvez ainda possamos ver que há pelos em alguns lugares que continuam nos incomodando. Para esses pelos resistentes nada melhor do que um pano úmido, molhado com água ou outra substância de limpeza. A umidade rompe a estática produzida pelos pelos e os atrairá de forma simples, deixando a área limpa por completo.

Cachorro na sala

Rolos adesivos

Esses rolos que usamos para tirar os pelos de nossos casacos de inverno também são geniais para os passarmos por toda a casa para que eles apanhem os pelos de nosso amiguinho de quatro patas.

Capas removíveis nas almofadas

Utilizar capas nas almofadas do sofá que sejam laváveis e que possam ser tiradas de forma fácil é o melhor a fazer, pois poderemos sacudi-las,  e também lavá-las, para que fiquem como novas. Porém, se essa opção não for a mais viável devido ao tipo de sofá que você possa ter, você também pode optar por cobrir seu sofá com um lençol para que quando ele se encher de pelos, possa ser lavado rapidamente.

Estes conselhos serão muito úteis para evitar esses incômodos pelos que voam pela casa e posam nos móveis.