
Ao falar sobre a obesidade canina, devemos aceitar que muitos critérios semelhantes se apliquem a humanos e cães. Portanto, o que comemos e o quanto comemos tem um grande impacto na nossa saúde e bem-estar geral. O mesmo vale para…
Durante o inverno, é importante que tomemos certas medidas com nossos animais de estimação. O frio pode prejudicar a saúde de seu amiguinho, então o Meus Animais irá compartilhar algumas dicas para que seu cachorro se sinta feliz e saudável durante esta época do ano.
É muito importante que durante o inverno você se lembre de proteger as patinhas do seu cão, pois elas agem como barreiras impermeáveis aos líquidos tóxicos e ao frio.
É fato que, os produtos químicos usados para limpeza do lar podem causar irritação nas patas, e se seu cão as lamber, pode se intoxicar.
Além disso, calçadas frias podem causar rachaduras nas almofadinhas das patas. Portanto, você deve proteger as patas do seu animal de estimação. Pequenas botas podem auxiliar, elas são vendidas em lojas de animais, você poderá calçá-las em seu cão nos dias em que você o levar para as ruas.
Com este acessório, o mais importante é que você obtenha o tamanho correto. Portanto, antes de fazer um investimento, meça as patinhas do cão para garantir a precisão do tamanho.
Como com qualquer novo acessório do seu animal de estimação, talvez ele tenda a resistir, então você deve calçá-las de forma positiva, lentamente.
Por outro lado, quando vocês voltarem para casa depois de uma caminhada, limpe as patas, pernas e a barriga. Desta forma você elimina produtos usados na limpeza de ruas e calçadas.
Os cães, quando estão em espaços públicos, devem sempre ir com coleira, e no inverno não é diferente. Se durante um passeio, você deixar o seu cão solto, ele pode ingerir substâncias tóxicas espalhadas nas ruas e nas calçadas.
Por outro lado, se você usar uma coleira, você poderá observá-lo atentamente e, assim, evitar qualquer tipo de inconveniente.
Durante o inverno, é aconselhável fazer passeios curtos com seu cão. Cheque se ele mostra sinais de hipotermia, o que pode se determinar observando sua pele.
Em geral, a hipotermia tende a se manifestar nas extremidades, como orelhas, pés e na cauda. Elas podem ficar pálidas ou vermelhas, tendem a inchar e é muito doloroso para seu animal de estimação.
No caso de seu amiguinho ter dificuldades para respirar, ou aparentar perda dos sentidos, verifique a pulsação e leve-o urgentemente a um veterinário.
O inverno pode ser muito cruel em algumas latitudes e, se você tem um cachorro, é melhor que ele durma dentro de casa.
Se você quer manter seu animal de estimação ao ar livre, considere colocar uma roupinha quente e a mantenha sempre seca, e cuide para que seu lugar esteja protegido da chuva e do frio.
Durante o inverno, os animais que vivem no quintal comem mais, pois eles precisam de mais energia para se aquecer. Por esta razão, mantenha latas de comida fria na despensa e deixe-as para os dias quentes.
Por outro lado, os animais que vivem no interior do lar, têm diferentes necessidades dietéticas. Eles conservam energia e por isso, dormem muito mais no inverno.
É importante que se dê a quantidade certa de comida. Afinal, você não quer seu animal de estimação acima do peso.
Por outro lado, também é muito importante que seu cão tenha sempre água fresca. Mantenha sua tigela com água limpa e sem qualquer tipo de inseto.
No inverno, os carros tornam-se especialmente atraentes para os animais. Eles gostam de se aconchegar sob o motor quente. Isto, como você pode imaginar, tem trazido muitos contratempos para os motoristas.
Finalmente, se estiver frio, é provável que seu animal de estimação também sinta as baixas temperaturas. Então, mantenha seu cachorro em um lugar quente e seguro, para passar o inverno tanto quanto possível.
Afinal, são apenas alguns meses e, antes até que você se dê conta, os dias quentes retornarão para que você possa retomar a suas caminhadas diárias com seu amiguinho.