Como saber se o meu animal de estimação está enxergando mal?

Como saber se meu animal de estimação está enxergando mal?

Quando o nosso filho está enxergando mal a coisa mais sensata a se fazer é pedir que ele nos diga o que está acontecendo para podermos ajudá-lo. Porém, com relação aos nossos animais de estimação há uma pequena diferença: eles não podem falar. Por isso, é difícil saber se eles sentem dor, se algo em seu organismo está mal ou se sua vista começou a apresentar problemas. Como podemos saber o que está acontecendo com a visão do nosso animal de estimação?

Por mais triste que seja dizer isso, quando os cachorros envelhecem, é normal que eles percam a visão de forma gradual até que fiquem cegos. As causas são variadas.

Causas da cegueira canina

Cachorro deitado

Além do envelhecimento, os cachorros podem sofrer cegueira repentina, a qual não tem explicação.

Porém, outras causas podem ser doenças tais como a diabetes ou uma aceleração do metabolismo, além de também poder ter sido causada por um acidente.

Outra causa que podemos desconhecer, sobretudo se nosso filhote for adotado, podem ser seus antecedentes familiares. Talvez seus pais ou avós tivessem problemas visuais e isso fez com que ele nascesse com uma cegueira congênita ou qualquer tipo de problema visual que veio com o seu nascimento.

Seja como for e mesmo que você acredite que seu cachorro sofre de algum mal na visão, o melhor sempre é cuidar dos olhos e limpar suas remelas diariamente para evitar infecções.

Sinais de que seu animal de estimação pode estar vendo mal

Há vários sinais muito simples que podem indicar que seu animal de estimação está vendo mal, e você pode reconhecê-los simplesmente observando.

Gatinho órfão

  • Ele esbarra em tudo. Isso poderia ser normal se você houvesse mudado os móveis de lugar e seu animal de estimação fosse um tanto distraído. Porém, quando tudo está em seu devido lugar e de repente seu animal de estimação começa a esbarrar em tudo, algo não vai bem em sua visão. Ele não está enxergando bem.
  • Não reconhece seu rosto a mais de 3 metros. Os animais de estimação têm uma visão espetacular que lhes permite distinguir as feições de seus donos de longe. Porém, quando seu animal de estimação nem te vê e nem sabe onde você está até que o chame, ele está vendo mal.
  • Não enxerga bem de noite. Se à noite ele esbarra em tudo e não sabe chegar até onde está a sua comida, é um claro indicativo de que algo não anda bem, já que os animais de estimação têm uma visão noturna espetacular.
  • Se não vê as suas coisas. É verdade que os cachorros se guiam pelo seu olfato, mas eles também usam muito a sua visão. Se você perceber que seu cachorro não vê os seus brinquedos ou o seu comedouro, onde estão a sua comida e água, é possível que ele esteja vendo mal, pois eles não costumam precisar do olfato para encontrar essas coisas.
  • Olha para todos os lados procurando por você. Se ele não é capaz de ver você e não sabe onde você está, ainda que seja em casa ou na rua, até que você o chame, significa que ele não está usando a sua visão, mas sim o seu ouvido, pelo fato de que sua vista está com problemas.
  • Fica cheirando o chão por um bom tempo. Se quando ele está na rua não olha para frente, mas vai andando com a cabeça abaixada cheirando o chão, é porque ele precisa usar seu olfato para saber onde está e aonde deve ir.

Também há sinais nos olhos de seu animal de estimação que podem fazer com que você perceba que ele tem problemas de visão:

  • Excesso de remelas;
  • Nebulosidade nos olhos;
  • Lesões internas ou externas;
  • Olhos meio fechados;
  • Vermelhidão ou derrames.

O que fazer se você perceber algum desses sinais?

Não tem dúvida, leve seu cachorro ao veterinário. Se ele não estiver preparado para atender assuntos profundos relacionados à visão, ele mandará você a outro profissional que seja especialista.

Eles farão os exames necessários para saber que tipo de problema tem seu animal de estimação e de onde surgiu, além de te ajudar a resolvê-los.