Conheça dez festividades para os animais de estimação por todo mundo

festividades para animais

Durante o ano, as pessoas têm muitas festividades para desfrutar, dão de presente diferentes coisas, celebram, etc. Mas também há festividades para animais.

Não é simples celebrar o aniversário de nosso animal de estimação. Entre outras razões, porque não sabemos nem sequer o dia exato em que ele nasceu. Só alguns donos muito carinhosos se lembram de incluir na longa lista de presentes alguma coisinha extra para o melhor amigo cão.

Eventos e festividades para animais de estimação

presentear-um-pet

Em todo mundo há festividades para animais de estimação, dedicadas a nossos amigos peludos.

Um exemplo disso é o chamado Kukur Tihar, que ocorre todos os anos no Nepal. Lá, um dia por ano, os cães são homenageados com flores, grinaldas e deliciosos pratos de comida.

Este evento se celebra no segundo dia do conhecido Festival de luzes. Com cinco dias de duração, essa é uma festa hindu celebrada no Nepal e também nos estados Indianos de Assam e Sikkim, incluindo Darjeeling, na região de Bengala Ocidental.

Tihar é o segundo maior festival do Nepal. Considera-se de grande importância, já que mostra respeito não só aos seres humanos e aos deuses, mas também aos animais. O objetivo é mimá-los e agradecer a eles por sua lealdade.

Uma longa tradição

As tradições hindus afirmam que os animais de estimação são mensageiros de Lord Yamaraj, o deus da morte, e que cuidam das portas da vida futura. É por isso que durante o Kukur Tihar os participantes se encarregam de venerá-los.

Não importa se os animais são de rua ou se têm donos, eles são adornados com grinaldas de flores, é feita uma marca na fronte deles com uma massa de arroz, iogurte e corante vermelho.

Esta marca feita na fronte, conhecida como “tika”, significa que o animal será uma bênção para todos aqueles que cruzarem seu caminho. São feitas a eles oferendas de comida, que em geral incluem pratos de leite, ovos, carne ou alimentos de qualidade para animais.

Santo Antão, na Espanha

Em 17 de janeiro se celebra na Espanha o dia de Santo Antão, patrono dos animais. Todos os anos, os donos saem com seus animais de estimação para diferentes pontos nas cidades, para um ato muito emotivo, uma missa com uma bênção do sacerdote para os animais.

Também um espaço nesse dia para nos lembrarmos de todos os muitos animais que já viveram conosco e já não estão mais por aqui.

The Dog Film Festival

“The New York Dog Film Festival” é um conhecido festival para defender o bem-estar dos animais de estimação e seus donos. A festividade define a si mesma como “uma celebração filantrópica quando de muitas maneiras pode-se apreciar o vínculo humano-canino”.

Neste evento são escolhidos curtas-metragens protagonizados por cães de todo o mundo, para criar uma experiência que inspira, educa e entretém. Projetam-se documentários, animações e filmes narrados. Além disso, organizações de bem-estar animal trazem cães para serem adotados durante o evento. Depois, as organizações recebem uma parte da venda das entradas.

Uma festa para gatos

Os bichanos no Japão também têm sua festa. É em 22 de fevereiro, considerado como o Dia Internacional do Gato.

Mas por que no dia 22? Porque a onomatopeia do miado de um gato em japonês é “nya” e, também, o número dois em japonês é “ni”. No dia 22 do mês 2, quer dizer, o “ni ni ni”, é o dia do gato porque soava como o miado: “nya nya nya”.

No Japão o gato é um animal muito querido, que tem até representações de amuletos da sorte. O denominado Maneki-neko também é conhecido como o “gato da sorte”.

O dia mundial dos animais, festividades para animais de estimação

festa-de-aniversario

O Dia do Animal ou Dia Mundial dos Animais se celebra anualmente em 4 de outubro. Se comemora a vida animal, seja qual for sua forma, e se planejam eventos especiais ao redor de todo o mundo.

São dadas benções aos animais nas igrejas, sinagogas e há sacerdotes independentes em parques e campos. Os abrigos de animais realizam eventos para arrecadar recursos e nesses dias organizam exposições de informação. Além disso, as escolas pedem aos alunos projetos de trabalho relacionados aos animais. Indivíduos fazem doações financeiras para ajudar os pets, assumem compromissos de patrocínio com um abrigo animal, etc.

Fonte da imagem principal: hipertextual.com