Descubra se o seu gato é surdo

Os gatos são muito independentes e essa característica típica desses animais dificulta saber se nosso bichano é surdo. Todos os felinos costumam nos ignorar diversas vezes quando os chamamos e nos deixam na dúvida se o fazem por ignorância ou por surdez. Por isso, achamos útil dedicar um de nossos artigos a esse tema.

O que leva um gato a ficar surdo

A surdez em gatos é mais comum do que imaginamos e nem sempre é um problema genético, podendo ser causada por alguma doença ou simplesmente pela idade avançada.

Os gatos que mais sofrem de perda de audição congênita são de cor branca, pois a surdez está relacionada com o gene W, o mesmo responsável pela coloração branca dos pelos do felino. Algumas pessoas dizem que os bichanos de olhos azuis também sofrem de surdez congênita, mas isso não é verdade. A perda de audição está relacionada com o gene que dá cor aos pelos, e não aos olhos.

socializar com gato

No entanto, a surdez também pode aparecer após o nascimento do animal, causada por algum tratamento médico, otite crônica, traumatismos ou qualquer outra causa.

É preciso ter muita paciência com um gato surdo, principalmente se a condição foi adquirida  após o nascimento. Um felino que já nasceu surdo não estranha a falta da audição, já que não sabe e nunca conheceu esse sentido, e todos os seus outros sentidos estão aguçados para suprir a capacidade de ouvir.

No entanto, um gato que adquiriu a surdez mais tarde se esforça para se acostumar à sua nova vida. Por isso, não estranhe se o animal ficar estressado ou com raiva. Temos que aprender a nos comunicar com ele de outra forma.

Mas o que podemos fazer para saber se o nosso gato está surdo? Veja os conselhos a seguir:

Como saber se o seu gato é surdo

Existem diversos meios de detectar se um gato perdeu a audição, além do fato de ele nos ignorar de vez em quando.

Faça sons altos

Faça sons altos próximo de onde o seu felino está. Você pode jogar ou bater algum objeto perto dele. Se o gato está surdo, pode nem piscar, mas se a audição estiver perfeita, sairá correndo como um louco, assustado com o ruído. Se antes de você fazer o barulho o bichano estava dormindo e nem sequer acordou, sem dúvidas ele perdeu a capacidade de ouvir.

Miados fortes

Se o seu gato mia muito alto, é possível que não possa controlá-los porque está surdo. Se ele não consegue escutar a si próprio, não pode saber a potência com que está emitindo os sons.

Chame-o para saber se o seu gato é surdo

Se depois de chamar várias vezes o seu gato não vai até você, é muito provável que tenha perdido a audição. Quando convivemos vários meses ou anos com um felino, é possível que ele ignore alguns de nossos chamados, mas é praticamente impossível que ele ignore todos os nossos chamados, ainda mais se você o educou bem e o ensinou a obedecer suas ordens.

Ele não vem até você quando chega em casa

É óbvio que um gato não é um cão, mas é esperado que ele vá até a porta quando escuta você chegar. Se o seu gato não o faz ou deixou de fazê-lo, o mais provável é que tenha ficado surdo.

Balança ao caminhar

Se o felino perdeu a audição, é possível que ele balance ao caminhar. A surdez pode afetar o equilíbrio e fazê-lo se sentir desorientado. Observe-o, pois este é um sinal de que algo está errado.

Bata palmas

Quando o bichano estiver dormindo, aproxime-se a bata palmas sobre sua cabeça. Se ele não se mover ou não fizer nenhum movimento, não resta dúvidas de que não escuta mais.

ter um gato

Vá ao veterinário

Se mesmo depois de fazer todos os passos acima você ainda não tem certeza se seu gato está surdo, o melhor é ir ao veterinário para que ele realize exames criteriosos e determine se o seu peludo perdeu ou não a audição.