O que se deve levar em conta ao escolher uma casinha para seu cão?

casinha para seu cão

Se você tem um jardim ou um terraço, uma casinha para seu cão é primordial. Este lugar o protegerá do frio no inverno e do calor no verão. No mercado, existe tanta variedade de modelos que pode até dificultar uma boa escolha.

Para que você possa tomar a melhor decisão, vamos passar alguns conselhos práticos que lhe ajudarão a selecionar a casinha ideal para o seu cão.

Medidas da casinha para seu cão

O tamanho perfeito da casinha para seu cão é aquele que permite ao animal dar uma volta dentro dela, deitar-se e entrar e sair sem dificuldade. Se você escolher uma muito pequena será incômoda, e se comprar uma muito grande, ela será fria no inverno. Porém, você pode optar por esta última opção se tiver dois cães, já que eles poderão compartilhar a casinha e se aquecerem mutuamente.

Mas como saber quais são as medidas ideais?

filhotes-cão

  • Altura em cruz. Para medir um cão desta maneira, meça do final da pata dianteira até a altura do lombo, e de ponta a ponta a largura, e depois somar ambas as medidas. Pois bem, a casinha não pode medir menos de três quartos dessa medida.
  • Comprimento. Meça o cão todo sem contar a cauda. A casinha deverá ter essa profundidade e também essa largura para lhe permitir dar uma volta dentro dela.
  • Altura da cabeça. Meça do final da pata dianteira até o final de sua cabeça, quando ela estiver erguida. Essa será a altura perfeita, embora possa optar por fazer uma porta menor e fazer com que o cão tenha que se agachar um pouco para entrar. Mesmo assim, no interior, o animal deve poder ficar em pé.

A casinha para seu cão, madeira ou plástico?

Esta é uma das grandes dúvidas que surgem quando temos que escolher uma casinha para o nosso cão. Muitos optam por fazê-la e por isso escolhem a madeira como material, pois é mais fácil de trabalhar com ela e são muitas as pessoas que estão capacitadas para isso.

O plástico não é tão comum para que se possa fazer em casa e, normalmente, terá que ser comprada se optar por esse material. Agora, qual deveríamos comprar? Uma de madeira ou uma de plástico? Estas respostas você só terá considerando algumas coisas. Vejamos as diferenças.

Madeira

As casinhas de madeira são ideais para os climas frios, pois são perfeitas para isolar o animal. Embora para reforçar esta função seja recomendável acrescentar uma porta na casinha e um colchão para que o cão durma e para que tenha uma função isolante.

Uma desvantagem destas casinhas é que necessitam de um maior trabalho de manutenção, já que a madeira costuma apodrecer com a umidade, o frio e a chuva. Também são mais difíceis de limpar, ainda que tenham uma abertura no teto que abre e fecha facilmente.

Plástico

Estas têm desenhos muito chamativos que se adaptam a qualquer tipo de jardim. Seu material é duradouro, assim, não se deteriorará pelo clima.

São muito fáceis de limpar e podem ser limpas com todos os tipos de produtos desinfetantes, sem o risco de danificá-la. Além disso, como são fabricadas de um material não poroso, as bactérias e fungos não se reproduzam nela.

O contra é que, se no inverno costuma fazer muito frio na área onde você vive, este tipo de casinha é pouco recomendável para essa época. Também são menos confortáveis por serem de plástico, por isso, o mais recomendável é colocar um colchão que garanta que seu cão se sinta confortável.

Como proteger a casinha de seu cão do frio

Há diferentes tipos de casinhas que podem ser úteis para que o seu cão não passe frio nela. Você pode optar por casinhas com portas laterais. Estas impedem que o frio que vem da frente entre.

Algumas possuem tetos em declive que evitarão que a chuva entre no interior e que tampouco pare no teto, o que criaria uma sensação de umidade constante.

Segundo suas circunstâncias e as de seu animal, leve em conta os nossos conselhos e assim poderá escolher a melhor casinha para seu cão.