Dormir com animal de estimação ajuda a ter um descanso melhor

Dormir com animal de estimação

De todas as atividades humanas, dormir é uma das mais importantes, já que renova as energias necessárias para poder viver o dia a dia da forma mais saudável possível, além de reduzir o estresse, o cansaço acumulado e ser o que ajuda a manter o equilíbrio no organismo.

Como dormir é essencial, aqueles que sofrem transtornos de sono costumam apresentar um estado de saúde muito decaído por não descansar da maneira mais apropriada, fato que pode gerar diferentes tipos de doenças que podem ser perigosas.

Durante muitos anos, foram recomendados diferentes métodos para dormir bem e de maneira ininterrupta, alguns eram conselhos insólitos, como contar ovelhas com os olhos fechados e sugestões religiosas como rezar um rosário quando o sono não vem.

No entanto, uma das recomendações mais criticadas ao longo da história foi aquela que assegura que dormir com o animal de estimação é a melhor maneira para poder descansar tranquilamente.

O certo é que faz poucos dias, para a surpresa de muitos, estudos científicos determinaram que esta é precisamente uma forma muito eficiente para dormir melhor.

Se quiser dormir sem problemas, durma com seu animal de estimação

Gato e cachorro no sofá com dona

Mesmo que pareça muito difícil de acreditar, um minucioso trabalho de pesquisa realizado pela Mayo Clinic Center for Sleep Medicine do Arizona, conseguiu determinar que as pessoas que dormem com seus gatos ou cachorros têm um sono tranquilo e um descanso sossegado.

O experimento liderado pela Dra. Lois Krahn contou com um número de 150 participantes, dos quais 49% eram donos de animais de estimação, que foram questionados sobre os hábitos ao dormir e sobre se seus animais se encontravam na mesma cama enquanto dormiam.

O que resultou incrível foi que deles, só 20% respondeu ter o sono interrompido pelos gemidos, roncos ou qualquer tipo de movimento de seus cães ou gatos.

Por outro lado, muito mais de 50% revelou ter um descanso mais tranquilo com seus animais de estimação na cama ou no quarto, já que segundo os resultados do estudo, a presença destes lindos animais no mesmo espaço em que se encontram estas pessoas, lhes causam maior segurança e comodidade.

Algumas até chegaram a comentar que se sentiam muito mais a vontade se seus animais de estimação dormissem entre suas pernas ou sobre suas costas. Segundo indicaram, sentir o calor corporal e a maciez dos pelos é muito relaxante.

Um só animal ao invés de vários

De acordo com os resultados obtidos, Krhan determinou que, sem dúvidas, algumas pessoas sentem que dormir com seu animal proporciona maior comodidade. Para sustentar suas palavras, Krhan indicou que uma mulher de meia idade comentou que a chave para desfrutar do descanso é a maneira na qual seus pequenos cães esquentam a cama antes dela ir dormir.

Apesar disso, a especialista assinalou que existem maiores possibilidades de conciliar melhor o sono com a presença de um só animal em vez de vários, já que quando há mais de um, há o risco de ter dificuldades para dormir.

Da mesma forma, Krahn deixou claro que mesmo havendo participantes que asseguraram se sentir cômodos com a roçadura de seus gatos enquanto dormem, não existe uma só regra em relação ao tema da comodidade absoluta com os animais no mesmo espaço em que se descansa, pois os cães podem ser muito parecidos com seus donos, mas os amigos bichanos não.

Uma experiência reveladora

Cachorro dormindo com mulher

Além do já mencionado, outros cientistas que fizeram parte da pesquisa asseguraram que a razão pela qual muitos donos encontram comodidade com seus animais no quarto é porque sentem que são como membros da família e desejam integrá-los em suas vidas de todas as formas possíveis.

Além disso, revelaram que o desejo mais comum e compreensível de quem tem animais de estimação é poder tê-los por perto à noite enquanto dormem, já que foi demonstrado que o ser humano passa grande parte de sua existência dormindo.