É perigoso cortar os bigodes do cão?

bigodes do cão

Sempre ouvimos que não devemos cortar os bigodes dos gatos. Estes são uma parte essencial de sua comunicação e defesa. Entretanto, são muitos os que cortam os bigodes do cão sem se importarem se isto beneficia ou prejudica o animal.

É perigoso cortar os bigodes do cão? Vejamos primeiro para o que eles servem.

Para que servem os bigodes do cão

cao-que-sangra-o-nariz

No caso dos cães, e muito parecido com o dos gatos, os bigodes servem como ferramenta de orientação complementando o olfato e o tato.

Estes tem uma grande sensibilidade, e crescem em uma idade muito precoce para que lhes ajudar em suas habilidades de exploração.

Eles poderiam se assemelhar as pontas de nossos dedos, sensíveis por natureza. Os bigodes do cão podem notar as leves correntes de ar, causando algumas pequenas vibrações que lhes permitirá detectar e reconhecer se há um objeto perto, assim como seu tamanho e forma. Isto lhes ajuda a reagir diante dos perigos.

Também lhes ajuda a medir espaços, a proteger os olhos. Neste último caso, quando notam contato com algo nestes pelinhos, a primeira reação deles é fechar os olhos.

No plano médico, estes bigodes servem para realizar diagnósticos mediante exames dermatológicos, pois em algumas ocasiões eles podem apresentar sarna, queimaduras, pioderma do folículo e displasia folicular.

Como vimos, os bigodes do cão são muito importantes, quais os perigos de cortá-los então?

Não corte os bigodes de seu cão

Você percebeu que apenas dissemos “quais perigos”, porque na verdade, cortar estes pelinhos de um cão não traz nenhum benefício. Entretanto, se você já o tiver feito, não se assuste, eles voltarão a crescer.

Cortar os bigodes de um cão pode trazer sérios prejuízos ao animal. Como vimos anteriormente, eles são de suma importância no que se refere a sua orientação. Podem não ser nada estéticos, mas são primordiais para sua forma de vida.

Entendemos que você pensou que seu animal de estimação fica mais bonito sem bigodes ou com eles mais curtinhos, mas se você ama o seu cão, certamente se importará mais com o seu bem-estar do que com sua beleza.

Riscos de se cortar os bigodes do cão

Os perigos de se cortar os bigodes do cão são:

tumores-na-boca-do-cao

  • Ele sentirá incomodado. Pense em como você se sente quando corta o cabelo e você não gosta do corte que lhe fizeram. Inclusive se levanta de manhã com uma má sensação e arrependido do que fez. Um cão que não tem bigodes se sente como se lhe faltasse algo. É parte de seu corpo, ele não pode ficar sem isso.
  • Não pode se orientar. Imagine que enfaixassem suas mãos e que pedissem a você que reconhecesse diferentes texturas, você conseguiria? Os animais necessitam de seus bigodes para detectar objetos, sua forma e seu tamanho. Desse modo sabe onde está, o que tem perto e para onde pode ir.
  • Perderá seu vínculo com ele. Se fizer isso ou, também, tirar ou diminuir algo de seu cão que ele necessite, é muito provável que ele se zangue com você, que permaneça deprimido e isolado e que nem sequer se emocione quando tiver que sair à rua. Isto poderia colocá-lo em uma depressão que conduziria a resultados ainda piores.

Portanto, os bigodes de seu cão formam parte dele, são parte de sua fisionomia, não são um estorvo! É uma ferramenta extremamente importante para eles em um mundo de humanos desconhecido e onde até para às pessoas é difícil viver. Qual a necessidade de tornar as coisas mais difíceis apenas para vê-lo um pouco mais bonito, um pouco mais “do seu gosto”?

Assim, permita que seu cãozinho conserve seus bigodes, e quanto mais compridos ele os tiver, melhor. Em cada cão eles crescem conforme a necessidade, não duvide do poder da natureza.