Estimular o olfato de seu cão

estimular o olfato do seu cão

De todos os sentidos com os quais um cão conta, o olfato é um dos mais espetaculares, por isso estimular o olfato de seu cão é muito importante, já que isso permite ao cão cheirar e farejar qualquer tipo de coisas a grandes distâncias, razão pela qual é normal vê-los exercendo trabalhos de segurança, como os trabalhos dos cães anti-pirómanos e dos cães de resgate.

Apesar desta impressionante capacidade ser algo inato, existem alguns cães que, por diferentes tipos de problemas, podem apresentar deficiências no olfato. Por isso é importante ajudá-los a estimular e a desenvolver o olfato, mediante uma série de ações, que longe de serem uma tortura, são extremamente divertidas tanto para você quanto para o seu pequeno amigo de quatro patas.

Trata-se de algumas brincadeiras que irão estimular o olfato de seu cão e também a agilidade mental dele, por isso se trata de um autêntico dois em um, que certamente o seu peludo companheiro irá tirar de letra. Nisso, eles são os melhores.

Faça com que ele procure uma pessoa

cachorro farejando

Este é um exercício extremamente divertido, consiste em fazer com que o seu cão encontre uma pessoa que se escondeu, já que, por não poder vê-la, a única forma de cumprir com o objetivo do exercício é utilizando seu olfato.

É importante assinalar que esta espécie de brincadeira deverá ser feita com uma pessoa que o cão já conheça e em quem ele tenha confiança, já que do contrário ele não terá muito interesse em procurá-la.

Assim mesmo, é fundamental que este exercício seja feito ao ar livre, e que a pessoa em questão use algum perfume, dando previamente ao cão algo que ele goste muito com o mesmo cheiro do perfume, para que facilite a identificação do cheiro, já que no caso de um cão não ter ainda desenvolvido completamente o seu olfato, isto será de muita ajuda.

Evidentemente este é um exercício que deverá ser repetido várias vezes, para que se possa estimular a capacidade olfativa do animal, por isso se recomenda que a pessoa que for ser encontrada seja muito carinhosa com o cão uma vez que a brincadeira tenha terminado.

Esconda comida em algumas parte da casa

Como todos sabem, o cão é um animal que adora comer, por isso utilizar comida nas brincadeiras relacionadas com o desenvolvimento de seu olfato será de muitíssima ajuda para cumprir de maneira eficiente com o objetivo.

Essa brincadeira consiste em espalhar comida em diferentes áreas da casa, como na grama do jardim ou o chão de algum cômodo, e ordenar ao seu cão que a busque, lhe dando um pequeno pedaço para degustar previamente.

Ele utilizará seu nariz para conseguir as guloseimas, ainda que ele não possa as farejar perfeitamente, sabemos que ele não apenas está querendo agradar seu dono, mas também deseja comer uma delícia e cumprir com o seu objetivo.

Considerando que neste exercício o cão terá seu nariz perto do chão, a melhor maneira de estimular o olfato dele será colocando a comida em áreas cuja a altura esteja acima da dele, como em cima de uma cadeira ou sobre a geladeira.

Esconder o brinquedo favorito é a melhor forma de estimular o olfato de seu cão

cachorro brincando com bola

Se há algo que um cão ama, quase tanto quanto ao seu dono, é o seu brinquedo, já que não somente ele sempre brinca com ele sempre que deseja, mas também o ajuda a se distrair e a apaziguar o estresse que esteja sofrendo, o que evitará que ele desenvolva problemas como a ansiedade ou a depressão.

É por isso que se você deseja estimular o olfato de seu cão, a melhor brincadeira que poderá fazer com ele será escondendo este objeto, já que seu cão tentará procurá-lo de todas as maneiras possíveis, dentre essas maneiras, farejando, já que por ter o seu próprio cheiro, ele poderá detectar facilmente o objeto utilizando o olfato.

É por isso que da mesma forma que ocorre com a comida, você deverá esconder o brinquedo favorito de seu cão em um lugar relativamente difícil, para que ele faça o máximo esforço com o seu olfato e, assim poderá desenvolvê-lo, no caso de seu cão ainda não o ter desenvolvido por diferentes problemas.

No caso de seu cão ser de uma raça que se caracterize por não ser amante das atividades físicas, recomenda-se realizar algumas atividades deste tipo antes das outras brincadeiras citadas, já que, assim, ele se acostuma e será mais fácil.

Com essa série de jogos divertidos, seu cão poderá aperfeiçoar esta incrível capacidade, o que será muito importante para cada aspecto de sua vida.