Inteligência: como e por que estimular o cérebro do seu cão

Ser um dono de animais responsável, significa bem mais do que simplesmente alimentar e vigiar a saúde de um animal. Estes são aspectos importantíssimos dentro do processo de cuidado, porém existem outros fatores que também têm importância. Por exemplo, estimular o cérebro de seu cão.

É comum que se preste muita atenção ao desenvolvimento físico de um cão, o que é importantíssimo, pois as atividades que o dono executa com o animal de estimação correspondem a cerca do 90% do exercício que este fará no dia.

A atividade física é fundamental para os cães porque, além de mantê-los entretidos, permitirá que eles queimem energia.

De outra forma, os cães passariam a gastá-la através do desenvolvimento de hábitos indesejados, como condutas compulsivas, ou personalidade destrutiva, dentre outros comportamentos.

Igualmente, é uma boa maneira de evitar os problemas relacionados com o estresse e com a ansiedade.

A saúde mental do cão está muito relacionada com o seu desenvolvimento físico. Se não forem reduzidos os níveis de ansiedade, produto do tédio, não desaparecerão os problemas de condutas relacionados com o estresse.

Portanto, estimular o cérebro de seu cão é vital. O melhor é que isto pode ser feito servindo como uma atividade lúdica para você.

Os cães são animais inteligentes e têm uma grande capacidade de aprendizagem, mas esta inteligência deve ser estimulada.

Exatamente como acontece com as crianças, se suas capacidades não forem estimuladas, dificilmente elas poderão ser desenvolvidas.

Portanto, seu cão precisa que você proveja coisas que lhe desafiem a inteligência, seja através da exploração, de jogos e brincadeiras ou de enfrentar desafios.

A seguir, daremos a você alguns conselhos sobre exercícios que poderão fazer com que o seu amigo possa estimular tanto seu físico como a sua inteligência:

Esportes

Praticar esportes com os cachorros

Bem fácil. Vincule o seu cão a algum tipo de esporte que ele goste de fazer. Por exemplo, se ele aprecia caminhar ou correr, poderá fazê-lo facilmente ou, também, você poderá jogar para ele uma bola para que ele a apanhe.

Se você prefere algo mais elaborado, poderá tentar os circuitos de esporte canino, ainda que estes requeiram treinamento para que o seu cão saiba como seguir algumas instruções.

Estes circuitos são muito bons para os animais de estimação, pois através deles, trabalharão sua atenção e concentração, além de acatar ordens.

Se preferir outra classe de atividades, poderá brincar dentro de casa, seja no quintal ou na sala, ainda que o ideal seja que o cão mude de ambientes, pois isto lhe permitirá permanecer em contato com outras classes de cheiros e sensações, que serão sumamente enriquecedoras para ele.

Uma boa opção é sempre levá-lo a um lago, parque ou à praia. Qualquer tipo de atividade será importante, porque isso permitirá o aprofundamento da relação entre vocês e fortalecerá o vínculo.

Faça brinquedos para ele

Brinquedos caseiros

Algo engenhoso, além de econômico, que você pode fazer para o seu cão é criar alguns brinquedos que sejam interativos.

Considerando que você já conhece quais são os gostos de seu amigo, poderá usar isto a seu favor para fazer algum tipo de brinquedo que lhe seja divertido e que também resulte em algum tipo de exercício para ele.

Por exemplo, você poderá encher uma caixa com alguma recompensa para ele e deixar que ele descubra como as tirar de lá ou poderá, simplesmente, ir à loja de animais mais próxima e comprar algum brinquedo que seja deste tipo e que entretenha o seu cão por muitas horas.

Adestramento

Não é necessário pagar um treinador. Simplesmente siga algumas recomendações básicas de treinamento canino para que possa trabalhar com o seu cão aspectos do cotidiano, convivência e alguns comandos básicos como, por exemplo, que responda ao seu chamado.

A educação dos cães é fundamental, pois esta permite a você estabelecer um papel de domínio sobre ele. Além disso, evitará que sejam desenvolvidos comportamentos anormais e fará com que ele tenha mais confiança em você.

Por último, leve em conta que parte dos segredos fundamentais para o adequado desenvolvimento de seu cão são o afeto, a companhia e o tempo que você dedica a ele.