
“… que o homem de hoje é o pai do macaco do ano 2000 (ou 3000)”, escreveu certa vez o trovador Joaquin Sabina. O tempo dirá se sua frase está correta ou não. No entanto, a verdade é que este…
Os Yorkshires são, possivelmente, uma das raças mais populares e desejadas neste momento. A razão disto se deve ao fato de eles serem cães pequenos e de aspecto terno, no entanto, eles são cães muito ativos e cheios de energia, que podem chegar a nos enlouquecer se não os educarmos adequadamente. Por esta razão, hoje daremos a vocês alguns truques para iniciar o adestramento do Yorkshire.
Os Yorkshires são reconhecidos por serem muito brincalhões, portanto, você deverá aproveitar ao máximo os momentos em que ele presta atenção em você, já que eles tendem a se distrair facilmente.
É comum os donos de cães desta raça referirem-se a eles como indomáveis, no entanto, isto não verdade. O processo demandará paciência e muitas repetições, mas com paciência ele obedecerá.
Além do mais, a aparência e ingenuidade do Yorkshire poderá fazer com que o seu coração amoleça no momento de repreendê-lo, mas isto é um grave erro que muitos donos de cães pequenos cometem.
Através da convivência, os cães aprendem a reconhecer os pontos fracos de seus donos, sendo assim torna-se cada vez mais fácil manipular as situações para sua conveniência, por exemplo, para receberem petiscos, pedir alimentos, se livrarem de serem repreendidos, dentre outros.
Portanto, recomendamos que você que seja firme, pois desta maneira obterá resultados duradouros dentro de seu processo de educação. Tenha em mente que seu cão crescerá e que não é fácil conviver com animais que desenvolveram maus hábitos.
Por serem muito territoriais, um dos principais problemas desta raça é o fato de urinarem em lugares inadequados. Você deverá ensinar, através de uma postura assertiva, que você é o alfa ou o líder, portanto, ele não deverá marcar um território dentro de sua casa.
O melhor para evitar que ele urine ou defeque onde não deve é estabelecer um horário para a alimentação, da mesma forma que designar um lugar que seja acessível, onde ele possa fazer suas necessidades em caso de dar vontade fora do horário dos passeios.
Eles também precisam de muita atividade física, já que são cães incrivelmente energéticos. Mantendo-o ocupado e, em especial, cansado, você evitará que ele desenvolva transtornos de personalidade, como hábitos destrutivos ou latidos excessivos.
Igualmente, com esta raça funciona melhor o reforço positivo. Premie-o quando ele fizer algo certo ou quando fizer o que você pediu. Isto fará que com que ele entenda quais são as atitudes que você aprova e facilitará muito o adestramento.
Para este cão, a melhor recompensa é a afetiva. Isso também ajudará você a estabelecer um vínculo com ele, pois devido a sua independência, ele tende a se tornar desconfiado caso você não estabeleça com ele algum contato físico.
Sugere-se começar o treinamento dos cães tão logo ocorra o desmame. É melhor quando isto ocorre prematuramente, pois sempre é melhor educar do que corrigir.