O Fox Terrier, um cão alegre e independiente

O Fox Terrier é uma das raças mais queridas pelos amantes dos animais. É de origem britânica e fácil de encontrar na Espanha. Mas apesar de ser um cão caçador, é cada vez mais solicitado como animal caseiro e de companhia.

Muito carinhosos, imprevisíveis, arrogantes e batalhadores, os Fox Terrier destacam-se por serem animais muito inteligentes.

Além disso, suas características atléticas e seu escasso sentido do perigo, fazem dele um cão inquieto e temerário. Entretanto, o vínculo que estabelecem com o seu dono é forte, por isso o que eles prescisam é de donos compreensivos que cedam frente aos seus caprichos ou sua boa vida.

A cumplicidade por parte dos donos e uma boa educação fazem do Fox Terrier um amigo fiel capaz de dar muito carinho.

De onde vem o Fox Terrier?

Origem do Fox Terrier

O Fox Terrier tem sua origem na Grã-Bretanha, no século XIX. Essa raça surgiu quando se buscava criar cães adequados para a caça das raposas, através de cruzamentos entre o Terriers de pelo liso, Teckels, Beagles e, em alguns casos, Stafordshire Bull Terriers.

A raça ficou estabelecida pelos criadores ingleses em 1810, mas  foi só no ano de 1876 que foi fixado o padrão do Fox Terrier de pelo duro e liso. Entretanto, não seria até o começo do século XX que esse tipo de cães alcançaria seu reconhecido sucesso entre os amantes de animais.

De fato, o Fox Terrier foi retratado em diversos livros e histórias em quadrinhos  que o transformaram no cão da moda nos anos 20.

Uma dessas historinhas cômicas foi desenhada por Paul Rab, que tinha como protagonistas Ric e Rac, um Fox Terrier branco e um Scotish Terrier preto. Mas o Fox Terrier mais famoso de toda a literatura é, sem dúvida, o Milú, fiel amigo do jornalista belga Tintim.

Qual é o visual do Fox Terrier?

Características do Fox Terrier

O Fox Terrier costuma medir 30 cm e pesar ao redor de 8 kg, mas as fêmeas são um pouco menores do que os machos.

Esses cães podem ter tanto o pelo liso e longo quanto muito curto e sua cabeça costuma ser ligeiramente estreita. Ele têm as bochechas esticadas e o focinho bem  escuro.

Suas mandíbulas são poderosas, com os dentes muito alinhados e seus olhos possuem uma expressão muito viva, apesar de serem escuros, redondos e de tamanho pequeno.

Qual é a personalidade do Fox Terrier?

O Fox é um cão independente acostumado à liberdade. Embora ele se adapte perfeitamente a uma casa, esse tipo de animal sofre muito se passar muito tempo preso.

Ele se destaca por ser energético e vivaz, está sempre alerta e é muito rápido frente a qualquer estímulo. É um caçador valente e agressivo, e é especialmente útil como cão de guarda.

Esse tipo de terrier é inquieto, alegre, mimado e dinâmico e, às vezes, é difícil controlá-lo. A chave para isso é dar a ele uma educação exemplar, que vai ajudá-lo a se tornar um animal fiel e carinhoso.

Ele dispoe das melhores qualidades tanto para ser um cão de caça, como para oferecer companhia e afeto.